Acabamento de registro: tipos e dicas para escolher | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Acabamento de registro: tipos e dicas para escolher

Acabamento de registro: tipos e dicas para escolher

como-escolher-acabamento-registro

| Banheiro

 

Aprenda como escolher o acabamento de registro, entenda os mecanismos existentes e quais são mais usados em casa.

 

Você está conduzindo uma reforma nos banheiros da casa e não vê a hora de eles ficarem prontos, mas ao chegar nos detalhes finais bate aquela dúvida: como escolher o acabamento de registro?

Neste ponto, não é considerada apenas a questão estética da peça, mas, também, os aspectos técnicos. Depois de ajustado os parâmetros iniciais, o design pode ser escolhido de acordo com o estilo de decoração do banheiro.

Mas não é só no banheiro que os acabamentos de registro são usados. Na cozinha e na instalação da caixa d’água eles também são essenciais.

Quer acertar na hora da escolha dessa peça? Continue lendo e entenda:

 

Tipos de mecanismos de registro

Os registros são essenciais para regular o uso da água nas torneiras das pias, tanques e nos chuveiros. Contudo, antes de falarmos sobre os tipos e as dicas de como escolher o acabamento de registro, vamos entender os mecanismos de funcionamento desta peça. São três:

 

Registro de pressão

O registro de pressão é o mais utilizado em banheiros na instalação do sistema de regulagem de água dos chuveiros.

Sua função é controlar o fluxo de água que vai sair do encanamento para o chuveiro no momento do banho.

 

Leia também: 6 tipos de torneiras para banheiro: guia de modelos.

 

Registro de gaveta

Já o registro de gaveta controla o fornecimento de água em um determinado cômodo, permitindo o bloqueio de água nos canos para manutenção e consertos de descargas sanitárias ou torneiras.

Esse mecanismo de registro tem uma peça de metal que fecha a passagem de água em um movimento semelhante ao que fazemos para fechar uma gaveta. Pode ser usado em cozinhas e banheiros.

 

Registro de esfera

Os registros de esfera têm a mesma função dos de gaveta, mas seu mecanismo de atuação é diferente. O que faz a vedação da passagem de água é uma peça em formato de esfera de borracha, que possui o exato tamanho do cano que precisará fechar.

Por ser uma peça mais resistente, é mais utilizada no sistema hidráulico de caixas d’água, interrompendo, quando necessário, a passagem de água para casa toda.

Dica: tenha sempre dois tipos de mecanismos de registro em um mesmo cômodo (em banheiros e cozinhas) — o de pressão e o de gaveta. Assim, você consegue controlar o fluxo e, também, fazer o bloqueio de água nessas áreas quando precisar.

 

Tipos de acabamento de registro

Agora que você sabe quais são os mecanismos, vamos passar para a parte prática de como escolher acabamento de registro. Primeiro, vamos conhecer os tipos existentes. Existem dois principais:

1. Acabamento de registro de chuveiro comum

O primeiro tipo de acabamento de registro são os giratórios. Eles fazem o movimento usual de abrir, fechar e controlar o fluxo de água.

Podem ter diferentes formatos, como o acabamento de registro quadrado, redondo ou com alavanca.

acabamento-para-registro-comum

Acabamento para registro Deca 1/2, 3/4 e 1 pequeno Flex Plus cromado (Foto: Acervo Telhanorte).

 

2. Acabamento de registro monocomando

Já os tipos de acabamento de registro monocomando possuem uma manopla que faz tanto o controle da saída de água, quanto da temperatura da mesma.

Esse acabamento precisa ser muito bem escolhido para que fique fácil regular a água quente e fria e suas respectivas quantidades.

Os banheiros mais modernos utilizam esse acabamento de registro que valoriza muito a decoração mais contemporânea.

acabamento-para-registro-monocomando

Monocomando para chuveiro Deca Level Mix 2993 C28 cromado (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Leia também: Como organizar banheiro pequeno: 7 ideias um ambiente novo! | Descubra O que é torneira misturador monocomando e como escolher uma?

Como escolher acabamento de registro: dicas para não errar

Agora você já conhece os mecanismos e os tipos, é preciso saber como escolher o acabamento de registro, certo? E como saber qual acabamento de registro comprar? Temos dicas certeiras para você nunca errar! Confira:

 

Marca das peças

Se você estiver fazendo uma reforma no banheiro, por exemplo, cheque a marca das peças usadas no sistema hidráulico já instalado.

Isso é importante, porque o acabamento de registro precisa ser da mesma marca do restante das peças. Caso contrário, pode não haver o encaixe ideal.

 

Quantidade de estrias da base

A dica principal aqui é ver o número de estrias da base do registro. As estrias são ranhuras localizadas na haste da base do registro, onde é encaixado o acabamento.

A nova peça do acabamento deve ter o mesmo número de estrias no seu encaixe.

 

Tamanho do registro

Além de ter que ser compatível, em relação ao número de estrias, a base e o encaixe do acabamento do registro precisam ser do mesmo tamanho.

Existem diversos tamanhos de diâmetro, como ½ polegada, ¾ de polegada, 1 polegada, 1 ½ polegada e 1 ¼ polegada.

Depois de checar esses três aspectos técnicos, você pode pode passar para a fase mais divertida: o design da peça!

 

Atenção: “O que acontece se for comprado o acabamento errado?”, você pode se perguntar. Calma, você não vai precisar refazer todo o sistema hidráulico do banheiro! É possível comprar conversores para tornar compatíveis os números de estrias da base com o do novo registro.

 

Como saber qual acabamento de registro comprar?

Agora que você aprendeu todo passo a passo de como escolher acabamento de registro, está pronto para fazer sua compra.

No site da Telhanorte, temos uma seção completa com acabamentos de banheiro comuns e monocomando para você escolher.

Faça a compra online e receba tudo em casa ou retire em uma das unidades perto de você!

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino