Leitura: 7 min

11 ambientes em que o porcelanato amadeirado é bem-vindo

Inspire-se vendo ambientes com porcelanato amadeirado como salas, cozinhas, quartos, banheiros e áreas externas

Os ambientes com porcelanato amadeirado são queridinhos dos projetos de decoração. Afinal, como não amar uma opção de revestimento que elimina o lado trabalhoso de lidar com a madeira? Usar a madeira natural exige cuidados na preparação das réguas, na aplicação no piso e na manutenção. Sem os cuidados desde o início, a madeira pode apodrecer, se encher de cupim, fungos e até se desfazer, tornando-se perigosa. Por isso, o porcelanato é a opção ideal, pois seu acabamento que imita madeira é realista e, ainda, tem características reforçadas.  
Leia mais em: Madeira na decoração: veja dicas sobre como usá-la!
  Confira algumas dicas de porcelanato amadeirado que separamos abaixo:  

Dicas na hora de comprar porcelanato amadeirado

 

Considere as cores da parede e dos móveis

Tem alguma prioridade em relação à cor das paredes? Ou um móvel com design diferente que gostaria muito de incluir na decoração? Esses detalhes vão ajudar a combinar o porcelanato amadeirado para que ele seja de um tom e textura que formem o conjunto ideal.   

Pense no local de utilização

O porcelanato amadeirado pode ser usado em diversos ambientes. Diferente da madeira natural, o porcelanato é resistente e durável, sendo útil tanto em áreas internas quanto externas da casa. Em espaço como varandas e ao redor da piscina, vale a pena investir na versão antiderrapante que ajuda a evitar acidentes.   

Quanto mais próximas as réguas melhor

Para obter um ambiente mais realista como resultado, faça a instalação das réguas de porcelanato o mais próximo possível.  Assim, o acabamento fica mais uniforme, parecendo que o chão não tem emendas e dando a impressão mais real de ser madeira natural. Contudo, não deixe de verificar as indicações dos fabricantes quanto a distância mínima necessária!  

Vantagens do porcelanato madeirado

As principais vantagens dos ambientes com porcelanato amadeirado são: Durabilidade do piso: diferente de um piso de madeira natural que, sem os devidos cuidados, se deteriora, o porcelanato gera poucos problemas com umidade, infestação de cupim, marcas de riscos ou rachaduras. Beleza: os fabricantes de porcelanato conseguem imitar com eficiência as cores e texturas da madeira, permitindo escolher uma opção que mais combine com a sua decoração e que, muitas vezes, não seria possível encontrar nas versões naturais. Facilidade de limpeza: o porcelanato exige uma manutenção mínima. O recomendado é limpá-lo apenas com água e detergente neutro.  

Inspirações de ambientes com porcelanato amadeirado

Já decidiu que vai usar madeira na decoração e o porcelanato amadeirado, mas não quer errar na combinação do restante dos móveis? Continue lendo e confira algumas inspirações de porcelanato amadeirado na sala, cozinha, quarto, área externa, entre outros:   Ambientes com porcelanato amadeirado como o banheiro ficam lindos, principalmente, quando existe bastante luz natural incidindo no espaço. Nas fotos abaixo, o acabamento de madeira sobe também para as paredes, criando uma continuidade entre piso e parede. Para contrastar, as plantas com folhas verdes grandes e a cuba branca traz bons resultados!     Por outro lado, os ambientes com porcelanato amadeirado podem ter apenas um detalhe revestido com esse acabamento. Nesse banheiro, pôde-se criar um painel na parede atrás da pia, servindo de base para o espelho.  
porcelanato-amadeirado-detalhe-parede
Banheiro minimalista e clean (Foto: Italstroy / Reprodução)
  Nos ambientes com porcelanato amadeirado como sala de jantar e cozinha integradas, a decoração pode ganhar um diferencial com uma cor vibrante. A pintura azul dos móveis, paredes e bancadas contrasta com o chão, chamando a atenção na medida certa. Repare que os demais elementos têm cores neutras para equilibrar.  
porcelanato-amadeirado-acabamento-colorido
O porcelanato amadeirado pode cair bem com paredes coloridas (Foto: Quattrino Arquitetura / Reprodução)
  Outra inspiração de ambientes com porcelanato amadeirado são as áreas externas com piscina. Como é um espaço que fica constantemente molhado, o porcelanato é eficiente e seguro. Além de ser um acabamento estético que tem tudo a ver com as áreas ao ar livre, é um piso seguro, pois existe a versão de porcelanato antiderrapante. Dessa forma, mesmo com a superfície molhada, a movimentação é mais segura.  
ambiente-castano-porcelanato-externo-amadeirado
O porcelanato amadeirado, ao contrário da madeira, absorve pouco nível de água (Foto: Villagres / Reprodução)
  Uma característica marcante de ambientes com porcelanato amadeirado é a sensação de aconchego e conforto. Por isso, áreas de lazer da casa, como um espaço para leitura, ficam perfeitas com o porcelanato amadeirado. Contrastando com o piso, os móveis brancos ganham pontos de cor com livros e quadros decorativos  
porcelanato-amadeirado-area-leitura
Ambiente de leitura e descanso (Foto: Ashe + Leandro / Reprodução)
 
Confira mais em: Porcelanato amadeirado: como escolher um modelo
    Outro tipo de ambiente no qual o porcelanato amadeirado que têm um efeito certeiro é a cozinha. A madeira tradicional não teria a mesma utilidade, já o porcelanato, é fácil de limpar.  No exemplo abaixo, o tom da madeira contrasta com a paleta dos móveis que mescla tons claros e escuros.   
porcelanato-amadeirado-cozinha
O porcelanato amadeirado também pode ser mais discreto na decoração do ambiente (Foto: Ajansyapim / Reprodução)
 
Veja mais em: Como colocar porcelanato no piso: faça você mesmo!
  Os quartos são ambientes excelentes para receber esse tipo de piso. Isso, porque a madeira dá uma sensação mais aconchegante, como o ambiente pede. Contudo, como o porcelanato é um piso frio, mesmo imitando um material de toque mais quente, os tapetes são ótimas opções para completar a decoração.   
abajur-quarto-iluminação-decoração
Quarto com abajures diferentes em cada lado da cama. Projeto do ARQ_IN Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro / Reprodução)
  Outra ideia para o quarto é contrastar o acabamento rústico da madeira com as cores das paredes e com peças de design mais moderno.   
plantas-vasos-urban-jungle-quarto
Espalhe vasos de diferentes tamanhos pelo quarto e deixe a natureza mais perto de você (Foto: Revista Evoke / Reprodução)
  Os ambientes com porcelanato amadeirado geralmente possuem acabamento fosco. Por isso, as luminárias pendentes com acabamento metálico são diferenciais no ambiente, mesmo de dia. Como nessa sala de jantar, os tons dos móveis, do chão e das peças de iluminação são similares, as plantas são opções para fazer um contraste harmonioso.   
porcelanato-amadeirado-sala
Sala de jantar ampla e agradável (Foto: Revestindo a Casa / Reprodução)
  Por fim, as varandas gourmet também são excelentes ambientes com porcelanato amadeirado, pois valorizam o piso e tornam o ambiente versátil e agradável de estar.   
plantas-vasos-urban-jungle-varanda-jardim-vertical
Que tal montar um jardim vertical na varanda? (Foto: Reprodução/Casa e Jardim)
 

Gostou das dicas de ambientes com porcelanato amadeirado?

Se você quer criar ambientes com porcelanato amadeirado, pode se inspirar nas dicas acima para montar a decoração ideal para sua casa! Aproveite e confira as ofertas da categoria Porcelanatos no site da Telhanorte! Comprando online, você faz o pedido com segurança e recebe no conforto de casa.  
Porcelanato amadeirado: como escolher um modelo
 

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício 

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...