Leitura: 6 min

Conheça 5 motivos para ter cactos e suculentas em casa

Para os amantes de plantas, temos uma novidade: as lojas da Telhanorte agora terão mais verde com cactos e suculentas!

 Ter plantas em casa é uma delícia, não é mesmo? Além de dar um charme todo especial à decoração, o ambiente fica mais fresco, bonito e agradável. Morando em grandes cidades, talvez seja difícil ver plantas pelas ruas, mas tê-las em casa aumentam nossa produtividade e trazem um elemento natural para o cômodo.  
Leia mais em : Urban Jungle: traga a natureza para dentro de casa

Quais as diferenças entre cactos e suculentas?

Talvez você não saiba, mas todo cacto é uma suculenta e nem toda suculenta é um cacto. Também não se deixe levar pela ideia de que toda planta com espinho é um cacto.   Ficou confuso? Vamos explicar!  
cacto-suculenta
Cacto e suculenta (Foto: Tatiana Rodriguez / Unsplash / Reprodução)
  As suculentas fazem parte de um grupo específico de plantas, enquanto os cactos estão em uma dessas categorias de suculentas. As suculentas podem sobreviver tranquilamente com a falta de rega, pois guardam nas suas raízes, folhas, troncos e caules os nutrientes necessários para a própria sobrevivência. Já os cactos, além de também conseguirem se adaptar a falta de rega, não possuem folhas, mas auréolas, que são pequenos círculos de onde nascem espinhos e flores. Essas flores nascem somente quando os cactos são adultos, em sua maioria, e apenas uma vez por ano. Sua estrutura fechada permite armazenar melhor a água e nutrientes necessários para subsistência, enquanto os espinhos os protegem de animais e promovem sombra.  

Atenção a quantidade de sol

Os cactos se adaptam bem a climas secos, porém, as suculentas têm variações. O formato de suas folhas é determinante para saber se elas precisam de mais ou menos luz solar. Caso elas estejam com as folhas reunidas, está saudável. Se por acaso estiverem com uma aparência mais espaçada, deixe-as tomar um pouco de sol pela manhã.
cacto-suculenta
Atenção a quantidade de sol que você deixará os cactos e suculentas expostos (Foto: LUM3N / Unsplash / Reprodução)
 

Cuidado ao ornamentar o vaso

Sabe aquelas pedrinhas brancas que às vezes colocamos sobre a terra para o vaso ficar mais bonito? Elas podem ser prejudiciais! Se as pedras forem feitas de mármore, com o tempo elas soltam um pó que mata a planta aos poucos. Se você deseja ornamentar o vaso de seus cactos e suculentas, opte por coberturas naturais, como palha de arroz, casca de pinus, turfas ou pedrarias que não tenham mármore na composição.  
cacto-pedras
Cuidado ao ornamentar o vaso (Foto: Anton Maksimov Juvnsky / Unsplash / Reprodução)

Motivos para ter cactos e suculentas em casa

Se não há muito espaço no ambiente para receber plantas grandes, uma boa ideia é apostar nos cactos e suculentas que, além de serem pequenas, são extremamente fofas e combinam com qualquer decoração! Confira nossa lista de motivos para tê-las em casa e dê uma repaginada no visual do seu lar!  

1. Variedade

Opções não faltam! Atualmente, existem cerca de 22 mil tipos de suculentas espalhadas pelo mundo, com diferentes tamanhos, cores, texturas e formas. Sendo assim, a tarefa vai ser encontrar a que mais lhe agrada.  
suculentas-variedade
Existem milhares de variações de suculentas e cactos (Foto: Yen Vu / Unsplash / Reprodução)
 

2. Facilidade na manutenção

Um dos maiores benefícios de se ter cactos e suculentas em casa é que ambos precisam de poucos cuidados para se manterem lindos durante todo o ano. Você ficou fora por muitos dias e não pôde regar? Não tem problema! Elas se adaptam a essa condição com tranquilidade, já que seu habitat natural — desertos com muito sol e pouca água — as permitem sobreviver em condições extremas. Uma dica importante para manter seus cactos e suculentas vivos e saudáveis é escolher vasos com furos, assim, eles podem “respirar” depois de uma rega sem se afogar.  
suculenta-manutenção
Suculentas e cactos são de fácil manutenção (Foto: Ngoc Lan / Unsplash / Reprodução)
 

3. Multiplicidade

Uma vantagem de ter suculentas em casa é que elas se multiplicam com facilidade. Você pode retirar algumas folhas, colocar em outro vaso ou em um solo úmido e a mágica acontece! Seu jardim de suculentas crescerá rapidamente!  
suculentas-variedade
Experimente cortar algumas folhas e plantar em outro vaso para multiplicar a quantidade de suculentas (Foto: Joe R Harris / Unsplash / Reprodução)
 

4. Purificação do ar e umidade

Ter plantas em casa, além de todas as vantagens citadas acima, traz maior umidade para o ambiente e purifica o ar, o que é ótimo, sobretudo em casas na cidade, que têm índice de poluição maior. Além de lindas, elas ajudam na sua saúde e de sua família!  
cactos-suculentas-purificação-ar
Cactos e suculentas, como todas as plantas, melhoram a qualidade do ar e umidificam o ambiente (Foto: Angèle Kamp / Unsplash / Reprodução)
 

5. Ótimo para decorar e presentear

Como já dissemos, a variedade de suculentas e cactos é enorme. Por esta razão, são ótimas sugestões para você decorar sua casa ou presentear um amigo querido. Você pode colocá-las em belos vasos e entregar como lembrancinha em uma festa, sem erro!  
suculenta-presente
Cactos e suculentas são ótimas opções para presentear amigos e familiares (Foto: Fabiola Peñalba / Unsplash / Reprodução)
 

Pronto para decorar sua casa com cactos e suculentas?

Agora que você tem ótimos motivos para ter cactos e suculentas em casa, é hora de visitar uma das lojas Telhanorte e conferir nossa nova seção de jardinagem. Você irá encontrar variados modelos dessas lindas plantas que deixarão sua casa ainda mais bonita! Quer comprar sem sair de casa? Não tem problema! Visite o site da Telhanorte para encontrar lindos cactos e suculentas, além de itens essenciais para cuidar do jardim!  

Por Camila Alexandrino | Edição por Stéphanie Durante

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...