Leitura: 6 min

Como aplicar massa corrida na parede: dicas práticas para facilitar a tarefa

 

Confira o passo a passo de como preparar e aplicar a massa corrida, para nivelar superfícies internas e externas da casa

  Quando uma parede precisa de reparo e nivelamento, o recomendado é aplicar uma massa de preparação. Quando a superfície é interna, sem umidade nem contato com a água, é indicado o uso da massa corrida. Já em ambientes externos ou úmidos, como banheiro e cozinha, costuma-se usar a massa acrílica. Para pessoas acostumadas com atividades de “faça você mesmo”, a aplicação da massa corrida não é difícil. As etapas do passo a passo são simples, mas é preciso atenção, para que o acabamento fique perfeito.  

Massa corrida 25kg Coral e Massa acrílica 25 kg Coral

 

Qual é a função da massa corrida em parede?

Antes de aprender como aplicar, é importante saber sua função para entender se é necessário passá-la no reparo que você precisa fazer. A função da massa corrida é nivelar a superfície de paredes de alvenaria ou concreto, eliminando imperfeições como texturas e desníveis. Além de também favorecer o acabamento da pintura a ser feita. Com isso em mente, a massa corrida de PVA e a massa acrílica podem ser aplicadas em: – paredes novas, sem pintura, apenas rebocadas; – paredes já pintadas. Nos dois casos, a massa cumpre a mesma função, deixando a parede pronta para qualquer trabalho posterior, garantindo durabilidade.  

Como preparar a massa corrida?

Ambos os tipos de massa, corrida e acrílica, já vêm prontos para uso e não precisam exatamente de uma preparação para serem usadas. Outro detalhe importante é na preparação da parede antes de receber a massa. Se é uma parede nova (reboco novo), costuma-se usar uma seladora, selando a parede e preparando-a para a massa. Caso seja uma parede já pintada, pode-se aplicar antes da massa um fundo preparador.  
 

Passo a passo: como aplicar massa corrida em paredes

1. Separe todos os materiais e EPIs

Antes de colocar a mão na massa, deixe todo o material e equipamentos prontos para uso. Você vai precisar dos seguintes itens para aplicar massa corrida: – massa corrida ou acrílica, de acordo com suas necessidades; – seladora ou fundo preparador; lixas para parede (220 ou 120, a depender da superfície); – desempenadeira lisa; bandeja para pintura; – rolo para pintura;  – óculos de proteção; – máscara de proteção; – vassoura; – luvas de proteção com palma antiderrapante.  
Luva-Tricotada-3-Fios-s-Pigmentacao-na-Palma-Mesclada-Fixtil
Luva Tricotada 3 Fios s Pigmentação na Palma Mesclada Fixtil (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

2. Prepare a parede para aplicação

Garanta que a superfície esteja livre de mofo, manchas, poeiras e outros resíduos. Para fazer o nivelamento inicial, lixe a parede e depois passe a vassoura para tirar o excesso de pó. Caso tenha pontos de mofo, borrife uma solução de água com cloro e deixe secar totalmente. Não comece a aplicação da massa corrida com a parede ainda úmida, pois irá prejudicar o resultado final.  
Confira no Blog: Como tirar mofo da parede? 4 dicas para aplicar já!
 

3. Aplique a seladora ou o fundo preparador

De acordo com o tipo de parede a ser coberto pela massa, você irá usar a seladora ou o fundo preparador. Para facilitar a aplicação em ambos os casos, despeje uma quantidade do produto em um bandeja para pintura e use o rolo comum para fazer a aplicação. Aplique uma camada em toda a parede de maneira uniforme e aguarde o período de secagem, que tende a variar de três a quatro horas. Não se esqueça de conferir as instruções do fabricante no rótulo.  
Fundo-preparador-para-paredes-base-agua-18-litros-branco-Coral
Fundo preparador para paredes base água 18 litros branco Coral (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

4. Passe a primeira camada de massa corrida

Com a superfície pronta, o próximo passo para aplicar a massa corrida em paredes é fazer a primeira demão do produto. Despeje uma parte da massa em uma bandeja de pintura e use o rolo para facilitar o espalhamento em toda a parede. Use as luvas de proteção o tempo todo! Utilize a desempenadeira para fazer movimentos de cima para baixo e laterais até espalhar a massa corrida por toda a superfície. Aguarde o tempo de secagem. A primeira camada não vai ficar tão bonita e homogênea, mas lembre-se que é só a primeira.   

5. Faça a segunda camada de massa

Com a primeira camada seca, aplique a segunda demão de massa corrida da mesma maneira que você fez da primeira vez. Espalhe com a ajuda da desempenadeira. Aguarde o tempo de secagem para finalizar.  

6. Finalize a parede com a lixa

Para concluir, é preciso lixar toda a parede para obter uma superfície nivelada e lisinha. Lembre se usar máscara, óculos e luvas de proteção, pois mesmo mesmo não fazendo força, o lixamento vai levantar muita poeira no ar. Depois de lixar toda a superfície, passe um pano macio para remover o pó e sua parede está pronta para a pintura!  
Leia também: Como escolher a cor para parede de cada cômodo?
 

Gostou de aprender como aplicar massa corrida em paredes?

Agora que já sabe como aplicar a massa corrida e a massa acrílica em paredes, você pode fazer em casa e testar seu novo aprendizado! Precisa dos materiais para começar? Aproveite as ofertas da Telhanorte e compre tudo que você precisa no site ou em nossas lojas físicas. Nas compras online, você faz seu pedido e recebe no conforto de casa!  
Dicas para pintar as paredes da casa sem erros
 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...