Como aplicar tecido adesivo: guia definitivo + dicas | Blog Telhanorte
home > Pisos e Revestimentos > Como aplicar tecido adesivo: passo a passo simples para mudar o visual da sua casa!

Como aplicar tecido adesivo: passo a passo simples para mudar o visual da sua casa!

Como aplicar tecido adesivo

| Pisos e Revestimentos

Cansada do aspecto das paredes da sua casa ou escritório? Que tal dar uma renovada no visual delas? Uma ótima opção é o uso de tecidos adesivos! Fáceis de instalar, práticos e com ótima durabilidade, o tecido de parede dará à sua casa ou escritório um visual renovado e moderno, do jeito que você quer! E o melhor: sem sujeira! Mas, como aplicar tecido adesivo na parede? 

Em primeiro lugar, é muito importante verificar a qualidade dos produtos que você vai usar na sua residência ou escritório. Opte sempre por produtos de boa qualidade.

O resultado e a relação custo-benefício, com certeza, será melhor! Vai valer a pena o investimento.

Com isso em mente, a seguir, vamos dar o passo-a-passo de como aplicar tecido adesivo. Confira!

Onde e como aplicar o tecido adesivo?

Unindo o conforto dos tecidos e a praticidade dos adesivos, os tecidos adesivos vieram para tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante, além de funcionar também como um bom isolante sonoro

Apresentando uma textura agradável, os tecidos adesivos podem ser usados:

 

 

Apenas em áreas muito úmidas, como banheiros, não é muito recomendado o uso do tecido adesivo. Isso porque o excesso de umidade pode vir a danificar o material e, consequentemente, sua parede.

Leia também: Como escolher revestimento para banheiro | GUIA de obra

Como aplicar tecido adesivo

De qualquer maneira, se desejar utilizar nesses cômodos, os tecidos adesivos para parede impermeáveis podem ser uma boa opção, sendo bastante utilizados também em áreas de cozinha e lavanderias

O produto é de fácil manutenção uma vez que já vem protegido com anti mofo e anti manchas, não sendo necessário o uso de impermeabilizantes. 

Como aplicar tecido adesivo

Como aplicar tecido adesivo nas paredes?

Tendência na decoração atual, apresentando uma infinita variedade de cores e estampas (florais, geométricos, retrô, infantil, imitando revestimento,…), associado à praticidade de instalação (volto a frisar, sem fazer sujeira!), teremos um tipo de revestimento de parede interna prático e barato, dando ao ambiente um ar elegante, moderno e inovador, de acordo com sua proposta. 

Como aplicar tecido adesivo

Antes de iniciarmos o passo-a-passo para sabermos como aplicar tecido adesivo nas paredes, vamos primeiro falar sobre o material que você vai precisar para colocar o tecido adesivo na parede. Você vai precisar de:

 

. bobinas de tecido adesivo

. uma escada

. uma régua

. ferramentas manuais como trena

. uma espátula ou esponja

. um estilete ou tesoura

. um lápis

. um isqueiro

. uma flanela

 

Confira também a quantidade de material necessário. Para saber a quantidade correta de bobinas de tecido adesivo que vai precisar, você deverá medir a sua parede, tanto na altura como na largura. 

Verifique quanto mede o rolo de bobina. Faça o cálculo e compre um pouco mais, para manter uma margem razoável, levando em conta os encaixes dos tecidos. 

Quando for comprar as bobinas de tecido adesivo, é bom observar se elas são do mesmo lote, para que não haja nenhuma alteração na cor, no desenho ou na textura. 

Agora sim, é hora do passo a passo de como aplicar tecido adesivo:

 

  1. Verifique se sua parede está realmente lisa para receber o tecido adesivo. Caso apresente alguma protuberância, é bom dar uma lixada primeiro para evitar bolhas de ar, rugas ou até mesmo que rasgue o tecido, causando alguma deformidade. 
  2. Verifique se a superfície em que vai ser aplicado o tecido adesivo está limpa, seca e  sem nenhum relevo (utilize uma flanela).
  3. Retire os espelhos das tomadas e interruptores, caso haja.
  4. Meça e corte a primeira altura (sempre deixando uma margem). 
  5. Abra os rolos do tecido adesivo, estique-os no chão e observe como serão os pontos de emenda dos desenhos, para que se encaixem perfeitamente e não fiquem visíveis.
  6. Posicione a escada de frente para a parede. 
  7. Utilizando uma régua, um lápis e uma trena, trace uma linha horizontal para ver se está nivelado. 
  8. Retire a proteção (película) do tecido em aproximadamente 15 centímetros
  9. Seguindo o risco já traçado, comece a colar o tecido na parede, passando sempre a espátula (ou esponja) do centro para as laterais. Vá assim até o final. 
  10. Vá soltando a película protetora aos poucos e lentamente. Vá colando o tecido na parede, utilizando uma espátula ou esponja para evitar que ocorra alguma bolsa de ar (bolha) ou que o tecido fique enrugado.
  11. Quando for colocar a outra bobina (ao lado da que já está instalada), retire a película também aos poucos e comece a colar pela lateral esquerda, juntando os dois tecidos, de forma que os desenhos “casem” perfeitamente. E assim, sucessivamente, até que toda a parede esteja coberta. 
  12. Passe a espátula lentamente e sempre com bastante cuidado. 
  13. Caso fique faltando algum espaço a ser preenchido na lateral, meça, acrescente mais uns 10 centímetros (caso haja alguma diferença na parede), abra o novo rolo e trace uma linha com a medida que está faltando. Recorte com a tesoura e aplique na parede, da mesma forma anterior. 
  14. Com o estilete e com a ajuda da régua, retire as sobras de tecido do teto, das laterais e rodapé. 
  15. Ainda usando o estilete, recorte o tecido das caixinhas das tomadas e interruptores. Ajuste bem o tecido e recoloque os espelhos das caixinhas. 
  16. Caso o tecido desfie em algum ponto, cauterize-o com o isqueiro. 

 

Pronto! Está novíssima a sua parede!!! 

Agora que você já sabe como aplicar tecido adesivo nas paredes, que tal darmos aquela repaginada nas paredes, transformando o ambiente e valorizando os espaços?

Escolha revestimento para suas paredes sem sair de casa

Gostou de saber mais sobre como aplicar tecido adesivo nas paredes da sua casa? Agora é só fazer a escolha da estampa e começar a mudar a carinha do seu lar!

Para tornar tudo ainda mais fácil, confira a seção de Revestimento no site da Telhanorte e visite o setor de tecidos adesivos

Aproveite também e confira opções de Pisos e outros Materiais de construção para construir ou reformar com os melhores materiais. 

Você faz sua compra online e recebe em casa ou retira pessoalmente em uma de nossas unidades. Confira as opções no fechamento do pedido e feliz revestimento novo!