Leitura: 6 min

Como aplicar tela de impermeabilização e proteger a sua casa

Aprenda como aplicar tela de impermeabilização passo a passo para reforçar a vedação das paredes internas e externas e consertar trincas.

Os materiais isolantes tem a função de proteger o interior e as áreas externas contra calor, raios UV, agentes poluidores, ruídos sonoros, chuva ou umidade do ar. Para fazer um acabamento ainda mais seguro e profissional aprender como aplicar tela de impermeabilização reforça a proteção fornecida pelas mantas líquidas.

Os dois materiais são usados em conjunto para preparar o acabamento antes do revestimento, criando uma camada extra de proteção em áreas mais propensas a infiltrações como o banheiro e o telhado.

Mesmo alguns fabricantes especificando que as telas não são necessárias, você pode aplicá-las, pois elas não prejudicam a fixação da manta líquida.

O único cuidado é fazer todo processo bem feito para realmente adicionar um reforço na impermeabilização, evitando as temidas infiltrações e mofos.

Gostou da ideia e quer aplicar na construção da sua casa? Continue lendo e aprenda como aplicar tela de impermeabilização passo a passo.

Características e onde usar a tela de impermeabilização

A tela de impermeabilização é um material feito 100% de polipropileno ou poliéster (varia de acordo com o fabricante) e serve para fazer o reforço na impermeabilização das paredes e coberturas, flexíveis e rígidos, criando uma membrana que aumenta a resistência à tração.

Além disso, a tela de reforço, como também é chamada, pode ser usada no tratamento de trincas e fissuras na parede.

Pode ser aplicada em áreas internas como: 

A tela de impermeabilização também é fundamental para preservar áreas externas expostas à ação do tempo como:

  • coberturas;
  • sacadas;
  • laje.

O material é vendido em rolo, o que facilita o corte na medida necessária, podendo ser em formato de faixas mais largas ou faixas mais finas.

Com isso, o produto vem no formato ideal para a aplicação, proporcionando alta produtividade e redução do tempo de instalação.

Como aplicar tela de impermeabilização: passo a passo

O processo de como aplicar tela de impermeabilização é classificado como nível fácil, pois exige poucas ferramentas e o produto é de fácil manuseio.

Continue lendo e aprenda como fazer a aplicação seguindo o passo a passo a seguir:

1. Limpe toda a área que vai receber a tela

Nas paredes, elimine qualquer resíduo ou desnível. No chão, varra para remover o máximo de poeira e restos de obra. A superfície também deve estar totalmente seca para começar a aplicar a tela de impermeabilização.

2. Separe todos os materiais necessários

Com o espaço pronto, o próximo passo para aplicar tela de impermeabilização é separar os produtos e materiais que você vai utilizar e deixá-los próximo da área de trabalho.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

– um ou mais rolos de tela de impermeabilização (meça anteriormente o espaço para comprar a quantidade necessária);

– tesoura para cortar as faixas de tela;

– uma lata de manta líquida;

bandeja para pintura;

– um rolo com cabo longo (para trabalhar em lajes, coberturas e sacadas);

– um pincel do tipo trincha (para aplicação em paredes internas).

3. Coloque as EPIs necessárias para o trabalho

Com os materiais separados, o próximo passo de como aplicar tela de impermeabilização é colocar os equipamentos de proteção individual — EPIs — necessários. Você vai precisar de:

  • Óculos de segurança;
  • Avental de PVC;
  • Luvas de borracha.

4. Prepare as faixas de tela

Com a ajuda da tesoura, corte as faixas de tela do tamanho necessário para facilitar na hora da aplicação entre as camadas de manta.

Nas lajes e sacadas, é mais prático ir desenrolando o rolo de tela de impermeabilização e cortar apenas ao final do comprimento.

5. Aplique a primeira camada de manta líquida

Esse é um passo muito importante, pois é necessário fazê-lo de forma homogênea. Coloque uma quantidade de manta líquida na bandeja e passe o rolo ou pincel e aplique a primeira camada.

6. Cole a tela de impermeabilização na manta

Com a manta líquida ainda molhada, coloque a tela de impermeabilização em cima, fazendo uma leve pressão para ajustá-la sem enrugar.

7. Aplique a segunda demão da manta

Logo em seguida, aplique a segunda demão da manta líquida por cima da tela para criar uma cobertura reforçada e para que a tela não fique aparente.

DICA: em lajes, depois de fazer a primeira faixa, sobreponha a próxima tira, no mínimo, 10 cm sobre a anterior para fazer as emendas. Nos trabalhos de reparo em trincas e fissuras, coloque a tela de impermeabilização ultrapassando 10 cm para cada lado.

Pronto! A secagem da manta líquida é rápida — cerca de 15 minutos — então é recomendado fazer o trabalho com duas pessoas no caso das lajes.

Assista no vídeo abaixo o passo a passo de como aplicar tela de impermeabilização feito na área do box do banheiro:

Depois de usar os materiais, limpe corretamente o rolo ou o pincel, a bandeja e deixe secar totalmente antes de guardar. 

Guarde a manta líquida e a tela de impermeabilização em um local coberto, seco e arejado que fique longe do alcance das crianças, animais e de fontes de calor.

Gostou de aprender como aplicar tela de impermeabilização?

Seguindo o passo a passo acima você vai conseguir aplicar tela de impermeabilização da forma correta e garantir a qualidade do acabamento na sua casa.

Vale lembrar que esse processo acontece antes da aplicação do revestimento, por isso, capriche na aplicação para manter o nivelamento correto da superfície.

Na Telhanorte você encontra todos os materiais para realizar esse trabalho. Confira a sessão completa de Impermeabilização e vedação para comprar manta em rolo e todos os outros materiais. 

Aproveite a vantagem de comprar online e receber sem pedido sem precisar sair de casa!

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que irão deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou....
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais para facilitar a pintura imobiliária....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....