10 ambientes de decoração com blocos de vidros para inspirar | Blog Telhanorte
home > Decoração > Decoração com blocos de vidros: 10 formas de usar em casa

Decoração com blocos de vidros: 10 formas de usar em casa

decoracao-blocos-vidros-2

| Decoração

Se você está construindo ou reformando sua casa, a iluminação é um assunto importante. E não estamos apenas falando de iluminação elétrica. A entrada de luz natural deve ser valorizada e um das formas de fazer isso é usando a decoração com blocos de vidros.

Ambientes mais claros são mais agradáveis, inclusive, exigem menos esforço para enxergar. Também ajudam a economizar luz, pois uma casa iluminada adia a necessidade de ligar as lâmpadas.

As casas decoradas com blocos de vidro tem uma possibilidade variada de onde usar: banheiro, cozinha, na porta de entrada, no jardim, nos quartos, como divisórias e onde mais a criatividade permitir.

Está em busca de inspirações para decoração com bloco de vidro na parede e outros lugares? Continue lendo e entenda a vantagem desse material e confira as inspirações de projetos.

Vantagens da casas decoradas com blocos de vidro

Uma das grandes vantagens de usar a decoração com blocos de vidros é conseguir aproveitar melhor a luz externa dentro do ambiente.

Em muitos projetos, é aberto um pedaço na parede e feito um painel decorativo com blocos de vidro, criando uma abertura de luz.

Outra vantagem é conseguir dividir os ambientes sem perder a comunicabilidade dos espaços. Por isso, os blocos de vidro são muito escolhidos como opção para divisórias — especialmente as versões coloridas.

As divisórias maciças são mais usadas para demarcar os ambientes quando é necessário uma divisão mais rígida, porém também barram a passagem de luz.

A decoração com blocos de vidros tem um efeito visual super bonito que valoriza instantaneamente os lugares, dando mais destaque do que o vidro comum.

Tipos de blocos de vidros

Na hora da compra, você vai encontrar diversas opções de blocos de vidros que são usados dependendo do estilo e da proposta da decoração. Os blocos são grossos e, por isso, bastante resistentes e seguros de usar. 

Os blocos de vidros mais comuns são:

bloco de vidro liso: não bloqueia a visão para o outro cômodo;

bloco de vidro ondulado: bloqueia totalmente a visão de um cômodo para outro.

Nenhum dos modelos bloqueia a luminosidade, mantendo a vantagem principal desse tipo de acabamento.

Ideias de decoração com blocos de vidros

As características funcionais e decorativas fazem dos blocos decorativos uma opção de para renovar os ambientes.

Tanto nos cômodos pouco iluminados quanto em projetos externos, a decoração com blocos de vidros vai valorizar sua inspiração de projeto.

Como as peças tem um custo elevado, a quantidade precisa ser bem planejada para que o gasto com o material não sobrecarregue o orçamento.

Por isso, quem usa os blocos de vidro, escolhe marcar espaço pontuais, criando divisórias menores.

Confira a seguir algumas ideias de decoração com blocos de vidros na prática:

1. Chão do deck da varanda

Os decks são áreas altamente transitáveis e, por isso, os pisos dessa área devem ser resistentes. A escolha da decoração com blocos de vidros no piso dos espaços externos é uma forma moderna de usar esse elemento.

blocos-vidro-chao-deck

O vidro combina bem com a madeira desde os tons mais claros até os mais escuros. Geralmente, os decks estão perto da piscina ou do gramado verde e de outras plantas. Isso faz com que a transparência do vidro favoreça a integração dos espaços.

É importante ter a estrutura adequada embaixo dos blocos de vidros para dar sustentação as peças e segurança para andar nesses espaços.

2. Detalhe no jardim

Continuando na área externa da casa, a decoração com blocos de vidros também pode ser usada nos jardins.

A transparência do vidro e o verde das plantas são a combinação perfeita entre o sustentável e o moderno.

Uma proposta impactante e com resultado incrível é usar blocos de vidro ondulado para criar um mural na parte externa, criando um espaço rodeado por plantas. 

decoracao-bloco-vidro-parede

Outra ideia é marcar um espaço do jardim com uma divisória assimétrica de blocos de vidro, criando um formato personalizado. 

Esse acabamento pode ficar nas bordas de um revestimento de pedra marcando a transição desse piso para o gramado do jardim.

3. Acabamento de bancadas

Da área externa, vamos para um detalhe estético que deixa o espaço ainda mais rico. A bancada da cozinha ou do bar pode ganhar uma decoração com blocos de vidros para dar o acabamento na parte frontal.

vidro-bancada-cozinha

Os blocos de vidro são assentados com argamassa, como uma parede de tijolos, e o rejunte aparente valoriza ainda mais a composição.

Para usar esse acabamento na bancada do bar, fitas de LED podem colorir os blocos de vidros dando um estilo mais festivo para o espaço nos dias de receber os amigos em casa.

4. Divisória de cômodos

Essa é uma das aplicações mais comuns da decoração com blocos de vidros: como divisória de ambientes.

divisoria-blocos-vidro

Do quarto para o banheiro, da sala para a cozinha, da cozinha para a área de serviço são alguns exemplos de aplicação. 

detalhe-decor-vidro-parede-quarto

Além de ser um elemento de design interessante, os blocos de vidros também permitem que a luz seja filtrada para os espaços interiores com mais facilidade — com vidros coloridos o efeito é ainda mais bonito.

5. Backsplash na cozinha

O backsplash é o espaço de parede que fica atrás da pia da cozinha/banheiro/tanque até o começo dos armários superiores.

O termo vem do inglês e ‘back’ significa atrás e ‘splash’ faz referência ao espirro da água, comum nas áreas de pia/tanque onde acontece a limpeza da louça e das roupas da casa.

backsplash-vidro-cozinha

Uma fileira de blocos de vidros nessa área, cria uma transparência interessante e os respingos de água parecem super naturais.

Se a entrada de luz da cozinha ficar na área de serviço, o backsplash ajuda a criar uma passagem de luz para a pia que ilumina a área mais utilizada.

6. Contornando a porta de entrada

Essa é outra aplicação clássica da decoração com blocos de vidros: uma faixa de vidro ao lado da porta.

bloco-vidro-porta-entrada

Além da faixa lateral, blocos separados em volta da porta também criam detalhes modernos que valorizam o hall de entrada. 

blocos-individuais-entrada

O acabamento texturizado dos blocos mantém a privacidade e ao mesmo tempo permite a entrada de luz.

7. Box no banheiro

Para fechar nossa lista de ideias de decoração com blocos de vidros, temos aplicação das peças para a criação de um box para dividir a parte do chuveiro do restante do banheiro.

Os blocos de vidro funcionam muito bem no banheiro, porque mantém a privacidade enquanto permitem a passagem de luz.

bloco-vidro-box

parede-vidro-banheiro

DICA: os blocos de vidro são fáceis de limpar! Uma mistura de água morna e sabão neutro e uma bucha resolve o problema, inclusive dos rejunte, devolvendo o brilho do vidro.

Gostou das ideias de decoração com blocos de vidros?

As casas decoradas com blocos de vidro são um charme a parte e se você quiser reproduzir uma dessas inspirações precisa encontrar materiais de qualidade.

Aproveite que você está inspirado com a decoração com bloco de vidro na parede e confira a categoria completa de Elementos Vazados para escolher o estilo de peça e o material de acabamento ideal para o seu projeto.

Aproveite e complete seu pedido com outros Materiais de construção para sua obra ou reforma.