Leitura: 12 min

Fita de Led: saiba como usá-la para iluminar e decorar sua casa

Se você está procurando uma maneira de dar um toque extra na decoração da sua casa, mas sem quebra-quebra e gastando pouco, a iluminação com fita de LED pode ser a solução ideal!  

As vantagens desse acessório são muitas. Entre elas, estão o baixo consumo de energia e a fácil instalação. Além disso, a fita de LED é bastante versátil e pode ser utilizada em diferentes pontos da casa, nos mais variados cômodos.  

Do teto ao chão, passando, inclusive, por móveis e corrimãos, você cria efeitos que deixarão seu lar ainda mais bonito, único e charmoso. Quer saber como? Continue a leitura e descubra! 

O que é Fita de Led?

A iluminação com fita de LED consiste em uma sequência de luzes agrupadas em uma fita, geralmente adesiva, que pode ser aplicada em diferentes superfícies. Ela é utilizada para personalizar ambientes, criando um efeito de luz indireta, contínua e linear, que serve tanto para auxiliar na iluminação principal quanto para dar destaque especial a algum ponto. 

Essas fitas são compostas por várias camadas, incluindo a de cobre condutora, que permite a passagem da corrente elétrica. Também apresenta LEDs dispostos ao longo da fita e uma cobertura protetora para garantir durabilidade e resistência contra impactos. 

Uma alternativa à iluminação com fita de LED são as mangueiras, feitas com o mesmo modelo de lâmpada. Diferentemente das fitas, que são chapadas e finas, as mangueiras têm um formato cilíndrico e são um pouco mais rígidas e resistentes.  

Ambas são utilizadas para o mesmo objetivo, no entanto, as mangueiras são mais indicadas para tetos, forros e superfícies com grandes extensões. Já as fitas são ideais para decorar espaços menores, móveis, espelhos ou locais com muitas curvas e dobras. 

As fitas de LED são conhecidas por sua flexibilidade, o que significa que elas podem ser dobradas, torcidas ou curvadas para se ajustarem a diferentes superfícies ou formas. Isso as tornam ideais para uma ampla variedade de aplicações de iluminação e decoração. 

Além disso, elas são populares tanto para uso residencial quanto comercial, sendo utilizadas em ambientes internos e externos. As fitas de LED são comumente encontradas em espaços como:  

  • Salas de estar; 
  • Quartos; 
  • Cozinhas; 
  • Bares; 
  • Restaurantes; 
  • Lojas; 
  • Cozinha; 
  • Escritórios. 

 

Quais são as vantagens das Fitas de Led?

Além de dar um ar mais elegante para a sua casa, as fitas de led também proporcionam benefícios que você nem imagina. Confira, a seguir, as vantagens que são mais notáveis! 

Variedade de cores e efeitos

A fita LED é encontrada em diferentes cores, que ajudam a compor os ambientes. Além disso, muitas delas contam com recursos de controle de brilho e efeitos de iluminação programáveis, permitindo ajustar a atmosfera e o ambiente de acordo com as preferências pessoais. De modo geral, existem três modelos de fita de LED quanto à temperatura: 

  • Luz branca quente: de tom amarelado, é semelhante às lâmpadas incandescentes e indicada para uma iluminação mais intimista e aconchegante; 
  • Luz branca fria: com sua tonalidade branca, as lâmpadas dessa fita são parecidas com as fluorescentes e permitem visualizar melhor as cores do espaço; 
  • Luzes RGB (fita de LED RGB): neste modelo colorido, as lâmpadas têm as cores vermelho (R = red), verde (G = green) e azul (B = blue). O ritmo, a intensidade e as tonalidades podem ser controlados remotamente. 
Fita de Led para decorar e iluminar sua casa

Flexibilidade e versatilidade

As fitas de LED são muito flexíveis e podem ser facilmente dobradas, cortadas e moldadas para se adaptarem a diferentes espaços e superfícies.  

Elas vêm em rolos contínuos, permitindo a instalação em áreas de diferentes tamanhos e formas. Isso torna as fitas de LED versáteis e adequadas para uma variedade de aplicações de decoração. 

Elemento durável

Com boa resistência às alterações climáticas, as luzes das fitas de LED de boa qualidade têm vida útil entre 50 e 100 mil horas. Outra forma de medir sua durabilidade é em anos. Alguns modelos podem ser utilizados de 5 a 10 anos sem apresentar nenhum problema. 

Eficiência energética

As fitas produzem muito pouco calor em comparação com outras formas de iluminação, como as lâmpadas incandescentes. Isso é importante ao utilizá-las em áreas sensíveis, como perto de objetos inflamáveis ou em espaços pequenos, em que o acúmulo de calor pode ser um problema.

Baixa emissão de calor

As fitas produzem muito pouco calor em comparação com outras formas de iluminação, como as lâmpadas incandescentes. Isso é importante ao utilizá-las em áreas sensíveis, como perto de objetos inflamáveis ou em espaços pequenos, em que o acúmulo de calor pode ser um problema. 

Material seguro

Por não emitirem raios ultravioleta ou infravermelho, essas fitas são seguras tanto na instalação quanto na utilização. Além disso, elas não dissipam calor e não esquentam o ambiente. Também podem ser aplicadas em lugares mais baixos, como pisos e escadas. 

No entanto, apesar de toda a segurança proporcionada, é importante prevenir qualquer falha e estar atento a essas dicas indispensáveis: 

  • Verifique a voltagem e a capacidade de carga; 
  • Faça uma instalação adequada; 
  • Proteção contra umidade; 
  • Utilize fontes de energia seguras. 

Instalação fácil

A instalação das fitas de LED é simples e fácil de fazer. Elas apresentam uma fita adesiva na parte traseira, o que facilita a fixação em diferentes superfícies. 

Além disso, a maioria das fitas é alimentada por uma fonte de energia de baixa voltagem, o que aumenta a segurança e facilita a instalação em vários locais. 

Como instalar Fita de Led

Como usar as Fitas de Led na decoração?

Destaque-as em estantes e prateleiras

Fixe a fita de LED na parte de trás das prateleiras ou estantes para iluminar objetos de decoração, livros ou coleções. Isso cria um efeito de destaque e valoriza o conteúdo exposto. 

Use-as na iluminação indireta em móveis 

Use fitas de LED para iluminar o interior de móveis, como armários, vitrines ou aparadores. Nesse caso, é possível adicionar um toque moderno e sofisticado à decoração, além de facilitar a visualização dos objetos guardados. 

Utilize-as na iluminação embaixo de móveis  

Coloque a fita de LED sob móveis, como sofás, camas ou mesas, para criar uma iluminação suave e difusa, que destaca a silhueta do mobiliário. Isso também pode ajudar a criar um ambiente acolhedor e relaxante. 

Utilize-as em destaques arquitetônico  

Destaque elementos arquitetônicos, como colunas, molduras e painéis com fitas de LED. Com isso, você consegue adicionar profundidade e dimensão ao ambiente, além de criar um visual elegante e moderno. 

Use-as para iluminar janelas e cortinas

Ao utilizar fitas de LED nesses espaços, você cria efeitos luminosos sutis e atraentes. Coloque-as ao longo das molduras das janelas ou atrás de cortinas para ter uma iluminação suave que realça a beleza desses ambientes. 

Utilize-as para iluminação em escadas  

Fixe a fita de LED ao longo dos degraus das escadas para criar uma iluminação funcional e esteticamente agradável. Além de adicionar um elemento de segurança, isso também confere um visual incrível. 

Quais são as ideias para iluminação com Fita de Led?

Os espaços da sua casa podem ser decorados com as fitas de LED, o que proporciona charme, beleza e praticidade. Confira quais são os cômodos mais recomendados! 

Fita de Led para sanca

Sancas e tetos ganham destaque e deixam de ser coadjuvantes com a fita ou mangueira de LED, a depender da extensão do cômodo. Se não precisam de iluminação cheia, a exemplo dos corredores, o adereço pode facilmente substituir as lâmpadas tradicionais.  

Contudo, se precisarem, sem problemas também! Nesse caso, a iluminação com fita de LED será um complemento à iluminação central do cômodo. 

Fita de Led para quarto e sala

O quarto e a sala são os dois ambientes que mais se beneficiam com a aplicação de fitas de LED. Isso porque existem diversos pontos nesses cômodos que podem receber o acessório.  

Na sala, por exemplo, um dos lugares mais comuns para instalar a fita de LED é ao redor da televisão. Ao ser colocada atrás do aparelho, a luminosidade gerada dispensa a necessidade de manter as lâmpadas principais acesas enquanto assiste à TV, e ainda dá um destaque diferenciado ao filme, série ou videogame. 

Além dessa opção, racks, painéis, estantes e cristaleiras são outros lugares que ganham um novo ar com o adereço. A dica é apenas não exagerar. Escolha um ou dois pontos que queira evidenciar e dê ênfase a eles. 

Nos quartos, a fita de LED pode iluminar sancas, prateleiras, penteadeiras, nichos, janelas, cabeceiras de camas e closets. Se for um quarto infantil, por exemplo, o acessório substitui com eficiência as luminárias e luzes com dimmer (dispositivo eletrônico usado para controlar a intensidade da luz emitida), usadas para deixar o ambiente com uma luz suave e aconchegante. Isso contribui para a qualidade do sono da criança durante a noite.

Fita de Led para cozinha

Na cozinha, o uso desse tipo de iluminação não é diferente. A proposta aqui fica em dar destaque para bancadas, balcões, prateleiras, rodapés e armários. Com esse recurso, cozinhas americanas ganham um ar ainda mais sofisticado. Porém, nada impede você de aplicar esse conceito nos modelos tradicionais também. Basta usar a imaginação! 

Fita de Led para banheiro

No banheiro, algumas opções em que a fita de LED pode ser utilizada para criar destaque são: bancadas, banheiras, espelhos e sancas. A luz indireta gerada pelo acessório ajuda a deixar o ambiente elegante e moderno. 

Fita de Led em outros locais

Além desses pontos, existem outros lugares que podem ser destacados com esse adereço, como: 

  • Parapeitos;  
  • Degraus de escadas;  
  • Corrimãos;  
  • Varandas;  
  • Fachadas;  
  • Piscinas;  
  • Jardins. 

Como instalar as Fitas de Led?

As fitas de LED devem ser instaladas corretamente para não haver nenhum dano ou dores de cabeça desnecessários em relação ao equipamento, ou qualquer outro fator. Para isso, separamos um passo a passo ideal para você seguir. Confira! 

Defina o local de instalação

Comece definindo o local de instalação, assim, fica mais fácil saber qual potência de iluminação será necessária. As mais utilizadas são: 

  • 2,4w por metro: indicada para destacar pequenos espaços e detalhes do ambiente;  
  • 4,8w por metro: o modelo mais tradicional é também o mais utilizado para decorações em geral; 
  • 7,2w por metro: indicada para lugares que necessitam de iluminação intensa e mais potente.  

Lembre-se também de verificar a voltagem no momento da compra. As fitas de LED podem ser 127v ou 220v. 

Faça a medida do tamanho da fita

Meça o tamanho da fita e corte a medida certa que será utilizada. De modo geral, esse item tem uma marcação do local que pode ser cortado. Siga a indicação para evitar problemas de funcionamento. 

Instale a Fita de Led

Chegou a hora de instalar a fita no local escolhido! A maioria dos modelos tem dupla face, mas caso o que você escolheu não tenha, basta utilizar uma cola instantânea ou de contato. 

No momento de colocar a fita, não se esqueça de deixar as pontas que contêm os conectores livres, ou seja, de maneira que permita a ligação na tomada mais próxima.  

Na instalação em sancas e tetos, por exemplo, garanta que a fita de LED ou a mangueira seja ligada à fonte de energia do cômodo. Isso permite que você acione o dispositivo pelo interruptor. Nesse caso, a ajuda de um profissional pode ser necessária. 

Certifique-se da polaridade

Ainda sobre a instalação elétrica, a maioria das fitas de LED vem com um plug para ser ligado à tomada. Para os modelos que não dispõem dessa peça, é possível adquiri-la à parte. O mais importante nessa etapa é atentar-se à polaridade quando for colocar os fios da fita no conector (positivo com positivo, negativo com negativo). 

Também é possível ligar as fitas a um dimmer, o que permite que você controle a intensidade facilmente. Outra opção é o acionamento por controle remoto, gerando ainda mais comodidade. 

O mais interessante de utilizar as fitas de LED é que você pode decorar os ambientes exatamente conforme o seu gosto e projeto, deixando tudo personalizado e único! Na hora de comprar os materiais, não abra mão da qualidade. A Telhanorte tem uma variedade de itens de decoração, que vão deixar a sua casa ainda mais bonita. 

Portanto, com a leitura completa deste conteúdo, você conferiu o que são as fitas de LED e quais as vantagens de utilizá-las em uma residência. Além disso, entendeu como ter as melhores ideias de onde colocá-las!  

Gostou do post? Então, compartilha com quem precisa saber dessas dicas! 

Posts relacionados

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...