Leitura: 5 min

8 dicas e ideias para decorar o lavabo

Confira dicas e imagens de decoração para o lavabo da sua casa!

Em casas e apartamentos, o lavabo é um cômodo que às vezes é deixado de lado. No entanto, por ser o banheiro que as visitas geralmente irão usar, é importante manter o ambiente limpo, cheiroso e agradável. Além disso, caprichar na decoração e harmonia do espaço – seja ela mais minimalista, ou elaborada – gera um maior conforto e bem-estar para todo a casa. Veja algumas dicas para aplicar na decoração e organização do lavabo. Separamos também imagens para você se inspirar!  

Dicas para o lavabo

1. Organize os produtos e utensílios

A organização é muito importante nesse cômodo, para que a visita se sinta à vontade lá dentro. Como o lavabo geralmente é pequeno, busque armazenar nele o menor número possível de objetos.  
banheiro-lavabo-minimalista-vaso-sanitario-gabinete-organizacao-cuba-clean
Banheiro minimalista (Foto: 181-Architecture Photography / Reprodução)
  Guarde produtos e estoque de papel higiênico dentro de armários, ou faça uso de cestos organizadores. Para lavar as mãos, dê preferência ao sabonete líquido, por ser mais higiênico em banheiros que outras pessoas, além dos moradores, utilizarão.  
Porta-sabonete-liquido-de-bancada-poliresina-e-bamboo-Coisas-e-Coisinhas
Porta sabonete líquido de bancada poliresina e bamboo Coisas e Coisinhas (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

2. Instale um espelho

O espelho é um item essencial em banheiros, e não é diferente no lavabo. Combine o design do espelho com a decoração do ambiente.
Espelho-oval-Closer-45x60cm-Exclusivo-Telhanorte
Espelho oval Closer 45x60cm Exclusivo Telhanorte (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

3. Harmonize todos os elementos do espaço

Especialmente pelo lavabo ser um cômodo pequeno, quando se misturam diferentes elementos dentro dele, o desconforto visual e espacial pode ser grande. Por isso, é importante garantir que todos os objetos e utensílios do lavabo conversem muito bem entre si.  
banheiro-lavabo-decorado-decoracao-cor-porcelanato-espelho-planta-bacia-vaso-piso-revestimento-gabinete-suspenso
Harmonia entre diferentes elementos é essencial em ambientes pequenos (Foto: Chastity Cortijo / Unsplash / Reprodução)
 

4. Escolha bem o revestimento e acabamentos

O revestimento do lavabo também deve ser escolhido com atenção. Escolha opções que sejam práticas na hora de limpar e busque combinar diferentes paredes com o piso. O porcelanato, o azulejo e outros revestimentos cerâmicos são muitos utilizados.     Você pode ainda instalar pastilhas, para trazer um pouco de cor ao ambiente. Outra alternativa é aplicar adesivo de parede resistente à água e à umidade, deixando o espaço único e personalizado.  
Adesivo-de-Azulejo-Lavável-45x60cm-Madrepérola-Grudado
Adesivo de Azulejo Lavável 45x60cm Madrepérola Grudado (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

5. Atenção à iluminação do lavabo

O ideal, tanto para iluminar quanto ventilar, é que o lavabo tenha ao menos uma janela que dê para fora de casa. Mas além da luz do dia, é aconselhável ter uma luminária central e funcional, com luz branca. Também é indicada a instalação de uma arandela ou luminária embutida de cor amarela ou dicroica, para relaxar a vista.  
banheiro-lavabo-iluminacao-natural-luz-janela-madeira
Janelas são ótimas para iluminação e ventilação natural (Foto: Cameron Smith / Unsplash / Reprodução)
  O design das luminárias pode ser mais simples, não chamar a atenção, ou ser algo mais elaborado e moderno, a depender do estilo do lavabo. Outra possibilidade é instalar fitas de led ao redor do espelho, ou em outras superfícies.

6. Amplie a percepção do ambiente

Você sabia que há diversas maneiras de ampliar a percepção de um ambiente? No lavabo, você pode instalar um espelho grande, ou seguir algumas truques de pintura. Quer saber mais?

Veja mais em: Como ampliar ambientes pequenos
   

7. Use plantas e flores

As plantas e flores trazem uma leveza para o ambiente, além de deixá-lo muito bonito. No lavabo, há algumas espécies de plantas que você pode cultivar, especialmente aquelas que não necessitam luz direta do sol.  
Confira mais em: 6 plantas para ter dentro de casa
 
banheiro-lavabo-piso-parede-branco-preto-plantas-limpo-organizado-cheiroso-fresco-janela-iluminado
Mesmo em lavabos simples, a presença de plantas faz toda a diferença (Foto: Phil Hearing / Unsplash / Reprodução)
 
Leia mais em:  5 flores que são fáceis de cuidar
 

8. Capriche no aroma do banheiro

Aromatizadores e demais perfumes são também utensílios muito úteis para se ter em lavabos. Deixe-os sempre no campo de visão, para que as visitas não tenham dificuldades ao procurá-lo. Use recipientes bonitos ou minimalistas, para que o produto não destoe. Busque um aroma que agrade a todas as pessoas da casa e que seja efetivo no bloqueio de maus odores.  
banheiro-lavabo-moderno-revestimento-pedra-marmore-branco-gabinete-espelho-piso-preto-janela-luz-iluminacao-umidade
Uma alternativa ao uso do mármore, que tende a ser caro, é utilizar porcelanato marmorizado (Foto: Christian Mackie / Unsplash / Reprodução)
 

Gostou das dicas?

Encontre tudo que você precisa para o lavabo no site e nas lojas físicas da Telhanorte, seja na parte de pisos e revestimentos, móveis para banheiro, organização de banheiro, cubas e lavatórios. Viva cada cômodo da sua casa do jeito que você sempre quis!  
Box de banheiro com pastilhas: tipos, dicas e inspirações
 

Por Vinicius Marques

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...