Como fazer decoração provençal: 9 dicas + lindas inspirações | Blog Telhanorte
home > Decoração > Como fazer decoração provençal: o que é + dicas

Como fazer decoração provençal: o que é + dicas

como-fazer-decoracao-provencal-2

| Decoração

Pesquisando sobre estilos de decoração você já deve ter reparado em fotos de casas românticas, de móveis rústicos com detalhes entalhados e toque sofisticado. Esse mix representa o estilo provençal e neste post vamos falar sobre como fazer decoração provençal

Esse tipo de decoração surgiu no século XIX na região da Provence, na França. Os camponeses, inspirados nas casas dos nobres, incorporaram detalhes para deixar seu lares mais requintados e charmosos.

Provavelmente, eles não tinham ideia de como o estilo se tornaria referência e ainda estaria vivo séculos depois, sendo usado e revisitado no mundo todo. 

Quer aprender como fazer decoração de casa estilo provençal? Continue lendo e confira as dicas que separamos para você acertar na aplicação de cada detalhe.

O que é decoração provençal?

A decoração provençal é um estilo de decoração que nasceu na França, na região de Provence. Os camponeses usaram a casa dos nobres da época como inspiração principal  para criar um estilo novo e igualmente sofisticado para suas casas.

Algumas características que marcam a decoração provençal são:

Para equilibrar as proporções e o ambiente não ficar “carregado”, a decoração provençal pode ser misturada com outros estilos de decoração mais neutros.

Assim, o destaque fica para partes pontuais como um móvel, um espelho com entalhe, um papel de parede romântico ou uma roupa de cama florida.

Como fazer decoração provençal: dicas para aplicar

A decoração de casa estilo provençal combina com cômodos como quarto e sala. Mas também está em outros ambientes como cozinha e banheiro. 

Por isso, é importante estudar o ambiente para usar as características desse estilo a favor do espaço. Confira algumas dicas para acertar:

1. Analise as características do ambiente 

A decoração provençal é cheia de detalhes delicados, tons suaves, móveis e molduras trabalhadas e isso exige uma atenção especial a limpeza.

quarto-retro-provencal

O acúmulo de poeira pode comprometer a decoração, pois o pó vai acumulando nos recortes pouco a pouco até aparecerem os cantinhos escuros.

Se você quer aproveitar a beleza desse estilo de decoração, cômodos como banheiro e cozinha que tem muita umidade e contato com gordura vão dar mais trabalho para manter. #ficaadica

2. Aproveite a decoração provençal no quarto

Fazer a decoração provençal no quarto tanto de solteiro quanto o de casal fica extremamente aconchegante, além de visualmente bonito.

A estampa floral miúda pode entrar em várias partes diferentes da arrumação como roupa de cama, papel de parede e cortinas. 

Os móveis são um investimento certeiro para valorizar a estética vintage. O design bem contornado e delicado pode ser trabalho tanto na forma rústica quanto com pinturas de tons suave.

A penteadeira é um móvel clássico da decoração provençal nos quartos femininos e combina com luminárias mais modernas ou pendentes de teto. 

penteadeira-antiga

Foto: Casa e Jardim.

Para equilibrar o romantismo do provençal, as listas são uma ótima opção para entrar no acabamento da parede, por exemplo. 

3. Tenha alguns cuidados na cozinha

Como destacamos acima, a cozinha é um ambiente úmido e que fica em contato com a gordura que gruda nas superfícies.

Portanto, para fazer a decoração provençal nesse cômodo, a limpeza deve ser mantida sempre em dia.

cozinha-provencal

Os armários com acabamento branco são o ponto central da cozinha. Mas outros tons aliados ao design dos móveis também valorizam essa estética com cara de antiga.

Os acessórios da cozinha ajudam a completar a decoração: porcelanas com detalhes pintados, puxadores de gavetas e armários, vasos de flores são adicionais interessantes. 

Para quebrar a suavidade, as luminárias e lustres podem ter um estilo mais moderno para fazer um contraste entre os estilos. 

4. Use as características provençais nos detalhes

Se você olha as fotos de decoração provençal e acha tudo muito caricato, é possível equilibrar o elementos para aproveitar o que mais gosta do estilo.

As cores suaves — tons pastel em sua maioria — são uma característica ótima de aproveitar para criar ambientes clássicos, especialmente o branco e o bege.

mesa-jantar-decor-provencal

Os móveis são uma segunda alternativa para ter apenas um toque provençal se a ideia é criar uma decoração sem uma marca definida. O acabamento rústico da peça fica bastante neutro e combina com diversos ambientes. 

5. Economize comprando em lojas de móveis antigos

Fazer uma decoração provençal é como um mergulho no tempo. As lojas de móveis antigos ou os requintados antiquários são ótimos locais para pechinchar ou comprar peças exclusivas.

banheiro-decor-provencal

Também existe a opção de construir um móvel do zero, mas é possível encontrar móveis com madeira de qualidade que ficam perfeitos com apenas uma reforma.

Um ótimo projeto para “fazer você mesmo” ou para algum especialista em reforma de móveis da sua região. 

6. Use as estampas florais nos detalhes

As estampas florais mesmo sendo pequenas podem “pesar” demais se forem aplicadas em muitos pontos do mesmo espaço.

sofa-estampa-floral

Por isso, escolha um detalhe do cômodo para aplicar esse print: na parede como papel de parede, nas almofadas da cama ou do sofá ou no acabamento dos vasos. 

7. Invista em espelhos e lustres

Os espelhos e lustres são dois elementos para fazer uma decoração provençal usando apenas alguns detalhes desse estilo.

As molduras dos espelhos valorizam as paredes e ornam em diversos ambientes como quarto, sala e banheiro. É possível garimpar ótimas peças em lojas de móveis antigos.

espelho-decoracao-provencal

Já os lustres valorizam a sala de jantar e a sala, espaços que pedem uma boa iluminação. O design mais trabalhado das peças dá um ar de nobreza no qual o estilo provençal é inspirado.

Elementos característicos da decoração de casa estilo provençal

Para fechar nossa lista de dicas, vamos falar de dois elementos característicos para fazer decoração provençal raiz. Confira:

8. Estampa Toile de Jouy 

A estampa toile de jouy é um print clássico do século XVIII que é referência na decoração provençal com suas estampas que ilustram cenas da vida no campo. 

O fundo das estampas Toile de Jouy é branco e os desenhos impressos nas cores vermelho, azul ou preto. Pode ser aplicado em papel de parede, cortina, roupas de cama.

estampa-toile-jouy

9. Tinta chalk paint

A chalk paint é um tipo de tinta fabricado a base de água com gesso ou pó desse material na mistura. A tinta é responsável por dar o acabamento rústico e desgastado na hora de repaginar os móveis.

armario-antigo-pintura-chalk-paint

Foto: The Painted Hinge.

Uma das vantagens de utilizá-la é a grande quantidade de cores, especialmente de tons pastel que destacam a decoração provençal. 

Gostou das dicas de como fazer decoração provençal?

Agora que você sabe como fazer decoração provençal pode começar a planejar sua tão sonhada reforma para este estilo.

Na Telhanorte, você encontra opções de Tintas, Papel de parede e muito mais para o seu projeto terminar no prazo.

O melhor é que você pode fazer seu pedido de casa, pagar com segurança pelo site e receber tudo no seu endereço. Aproveite!