15 ideias de fachadas lindas de sobrados MAIS usadas | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Fachadas lindas de sobrados: 15 exemplos para te inspirar

Fachadas lindas de sobrados: 15 exemplos para te inspirar

fachadas-lindas-sobrados-2

| Área Externa

Por anos você esperou para construir sua casa própria e decidiu que, ao invés de um imóvel térreo, vai construir um belíssimo sobrado. Então você está no post certo, pois reunimos aqui várias inspirações de fachadas lindas de sobrados.

Os sobrados são construções de dois andares ou mais que podem ocupar tanto um terreno grande quanto um terreno pequeno e estreito.

Isso porque esse modelo de construção permite otimizar o espaço do terreno, criando uma divisão de cômodos mais organizada, priorizando o conforto do imóvel.

Além disso, a fachada dos sobrados permite valorizar ainda mais a estática da construção com detalhes em materiais diferentes e muito verde.

Precisa de inspirações para o seu projeto? Confira as dicas que separamos neste post de fachadas lindas de sobrados.

O que são os sobrados?

Os sobrados são um tipo de construção de casas que possui dois andares ou mais, onde a fachada fica aberta para a rua ou ganha muros e portões que não bloqueiam a sua visão.

As casas nesse estilo no Brasil são mais comuns em condomínios, justamente pelo caráter aberto. Afinal, você não vai investir em ideias de fachadas lindas de sobrados para fechá-las com um portão grande e escuro.

Mas se você não mora em um condomínio fechado, não precisa abandonar seu projeto de sobrado. 

Com a ajuda de um bom arquiteto e de um engenheiro civil experiente, é possível planejar o sobrado de forma que o portão faça a segurança da casa, dando destaque para a fachada do segundo andar.

Uma característica que destaca o sobrado é poder separar as áreas sociais das privadas da casa. Dessa forma, no térreo ficam sala de estar e de jantar, cozinha e banheiro/lavabo social e nos andares superiores os quartos e banheiros privados.

Uma curiosidade interessante sobre os sobrados é que esse foi o tipo de construção mais comum na época do Brasil Colônia e que marcou a fase de urbanização de várias cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, etc.

15 fachadas lindas de sobrados

As fachadas de sobrados são um detalhe a parte do projeto desse tipo de construção. É realmente o que vai valorizar o estilo da moradia.

Por isso, as possibilidades são muito variadas. Alguns materiais usados são:

– madeira;

– pedras naturais;

– cimento queimado;

– vidro;

– cobogó, entre outros.

Fachadas lindas de sobrados em madeira

As ideias de fachadas lindas de sobrados usando madeira ficam maravilhosas. Geralmente, a madeira é cortada em faixas que formam um painel na parte da frente da casa.

fachada-sobrado-madeira

Mas também podem ser levadas para os outros lados da construção, como as laterais ou os fundos.

Nos sobrados com área de lazer e piscina, os quartos têm vista para esses espaços. Por isso, orna levar o trabalho em madeira da frente para os fundos.

fachada-sobrado-madeira-2

Essencialmente, a madeira tem um toque rústico que contrasta bem com o verde do gramado, por exemplo. As paredes podem ser de cores neutras para que o destaque seja para o tipo de madeira escolhido.

fachada-sobrado-madeira-rustica-3

Leia também: Como usar madeira na decoração? 6 dicas para não errar!

Fachadas lindas de sobrados pedras naturais

Os tipos de pedras naturais são outra opção para projetar fachadas lindas de sobrados. As mais usadas são:

– pedra portuguesa;

– pedra madeira;

– pedra são tomé;

– pedra ardósia.

fachada-sobrado-pedra-tijolinho

Os tipos de pedras usados são dispostos de forma irregular na parede, dando volume e chamando a atenção para a fachada.

Para acertar no projeto, escolha uma cor complementar a pintura da fachada. Assim, o projeto fica harmônico visualmente com destaque para as partes certas.

fachada-sobrado-pedra-sao-tome

Mas se o estilo do seu sobrado vai ser mais minimalista, outra ideia muito usada é criar uma fachada monocromática. O destaque, nesse caso, fica para o desenho e a composição da pedra natural que vai dar volume e textura na parede.

Alguns materiais que complementam bem as pedras naturais são o vidro e a madeira. Já as cores mais indicadas são branco, creme e bege claro.  

fachada-sobrado-pedra-canjiquinha

DICA: lembre que alguns tipos de pedras naturais são mais porosos e precisam ser impermeabilizados para prolongar a aparência bonita das peças.

Fachadas lindas de sobrados de cimento queimado

O cimento queimado dá um ar mais urbano na criação de fachadas lindas de sobrados. Desde o tom mais claro até o mais escuro, é possível criar um efeito bem bonito.

fachada-sobrado-cimento-queimado-claro-2

É um investimento mais barato em relação à madeira e às pedras naturais, além de ser um acabamento com ótima resistência aos efeitos do tempo — sol, chuva e umidade. Com isso, a durabilidade do resultado é muito maior.

fachada-sobrado-cimento-queimado

Para valorizar as fachadas de sobradas feitas com cimento queimado é feita uma iluminação direcionada para as paredes.

fachada-sobrado-cimento-condreto-detalhes

Assim, mesmo os tons mais escuros ficam mais destacados, seja com luz branca ou amarela. 

Fachadas lindas de sobrados de vidro

Outra opção de material para fachadas lindas de sobrados é o vidro. Além de ter um efeito estético na decoração, o vidro permite a passagem de luz natural.

fachada-sobrado-vidro-3

Dessa forma, você consegue criar um projeto para que o seu sobrado seja mais sustentável e aproveite esse recurso natural da melhor maneira durante o dia.

Para ganhar uma boa iluminação, sem perder o conforto térmico, a opção de vidro mais indicada para fachadas é o vidro de controle solar que tem a capacidade de bloquear até 80% do calor.

fachada-sobrado-vidro-2

Assim, tanto o andar térreo quanto o segundo andar podem ser todos de vidro ou esse acabamento pode entrar em pontos específicos como o parapeito da varanda.

fachada-sobrado-vidro

Outro detalhe importante é que o vidro pode ter detalhes foscos para dar privacidade, principalmente nos andares altos que são mais visíveis.

Fachadas lindas de cobogó

O cobogó é um material cheio de furinhos que permite a passagem tanto de luz quanto de vento, melhorando a circulação de ar e a iluminação da casa.

fachada-sobrado-cobogo-3

É uma opção ao vidro, pois mesmo tendo aberturas, fecha mais a fachada, mantendo a privacidade.

As opções de acabamento dos tipos de cobogó são o que ajuda a criar fachadas lindas de sobrados. Do acabamento padrão cor de tijolo, passando pelo branco até o brilhante.

fachada-sobrado-cobogo-2

Pode ser usado para fazer o muro na frente da casa ou um detalhe na parede do segundo andar, como se fosse uma fenda na parede.

fachada-sobrado-cobogo

Gostou das ideias de fachadas lindas de sobrados?

Agora que você tem diversas inspirações pode criar um projeto personalizado de fachadas lindas de sobrados. 

E que tal dar uma olhada nas opções que a Telhanorte tem desses materiais para a sua obra? Confira a categoria completa de Revestimentos do site e aproveite!

Você pode comprar e pagar online com total segurança e receber o material direto na sua casa!