Leitura: 8 min

Como organizar kitnet: 9 dicas infalíveis

Aprenda dicas simples de como organizar uma kitnet, fazendo mudanças estruturais e decorativas personalizadas para ter mais conforto e área de circulação

 

Morar em um apartamento pequeno é a realidade de muitas pessoas quando saem de casa pela primeira vez. E aí bate aquela dúvida: como organizar uma kitnet? Como aproveitar melhor o espaço? Como decorar? Por mais complicado que possa parecer a princípio, com algumas dicas fica mais fácil organizar o layout da kitnet para aproveitar cada centímetro.

 

 

O principal é ter em mente as suas necessidades. Precisa de um ambiente prático? De espaço para trabalhar? Faz questão de uma mesa? Depois, uma análise do espaço permite definir quais são os tipos de móveis que vão atender melhor suas necessidades e objetivos.

Para não ter erro quando for organizar uma kitnet, pense na parte estrutural e, em paralelo, adicione itens decorativos que vão dar personalidade para a casa e ajudar na organização. Com essa preparação em mente, separamos algumas dicas e fotos de como organizar uma kitnet para te inspirar. Confira!

 

9 dicas de como organizar uma kitnet

Separamos nossa lista de como organizar uma kitnet em duas partes: adaptações estruturais e dicas de decoração. Assim, dependendo da sua disponibilidade de investimento, você pode criar um projeto desde antes de se mudar ou fazer adaptações simples para aproveitar melhor o espaço.

 

Adaptações estruturais

1. Mudar a cor das paredes

Uma solução rápida e econômica de como organizar uma kitnet e deixá-la com a sua cara é mudar a cor das paredes. A maioria dos imóveis alugados tem as paredes brancas como cor padrão, mas muitos proprietários permitem a pintura durante a locação. A dica para não errar é equilibrar cores quentes com cores frias no ambiente. Na hora de escolher a cor, pense nos móveis e como eles podem contrastar para valorizar o espaço.

Confira abaixo algumas técnicas de pintura para alterar a percepção do ambiente, no Instagram da Telhanorte.

 

 

Leia mais emComo escolher a cor para parede de cada cômodo?

 

 

2. Trocar o piso

Outra opção para personalizar a kitnet é trocar o piso para favorecer o conforto do ambiente. Um exemplo é trocar o piso de cerâmica fria por um piso vinílico que imita a textura de madeira, deixando a casa mais aconchegante.

 

Piso-vinilico-de-cola-Urban-Cartagena-122x188cm-Durafloor-1589270
Piso vinílico de cola Urban Cartagena 122×18,8cm Durafloor (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Hoje em dia, trocar o piso já não é um bicho de sete cabeças e nem tão trabalhoso. Muitos revestimentos podem ser sobrepostos a outros, economizando tempo e dinheiro. Ao mesmo tempo, é possível economizar na hora da compra e também na mão de obra, já que o trabalho é feito mais rápido.

Como é uma mudança estrutural importante, precisa ser planejado. De preferência, faça antes da mudança, para agilizar ainda mais o processo. Confira no site da Telhanorte diversas opções de Pisos e Revestimentos para a sua reforma!

 

3. Marcenaria

Essa dica de como organizar uma kitnet é uma das mais complexas e que vai exigir um bom planejamento, um profissional experiente e um orçamento maior. Fazer móveis planejados é a melhor forma de aproveitar melhor cada centímetro de uma kitnet. Armários, prateleiras, nichos, estantes, gaveteiros podem ser planejados para criar novos espaços para organização.

 

marcenaria-cozinha-planejada
“Quando o problema é falta de espaço, uma marcenaria bem planejada é essencial” (Foto: Rosane Martinez / Reprodução)

 

A marcenaria com acabamento de madeira pode combinar com o piso, por exemplo, ou fazer um mix de texturas com uma cor vibrante, para destacar o espaço. Invista em um bom planejamento para obter o melhor resultado com o investimento. Se o imóvel não for seu, uma alternativa é negociar com o proprietário a maneira correta de prosseguir com a reforma.

 

 

Dicas de decoração

4. Revestimento decorativo

Se fazer mudanças estruturais não forem opções viáveis, uma dica simples de decorar e organizar uma kitnet é usar revestimentos decorativos. Os modelos vazados podem ser aproveitados de várias maneiras em um ambiente pequeno como o da kitnet. Alguns exemplos são:

– como complemento por cima da pintura em pontos específicos;

– como divisória de ambientes;

– como painel decorativo;

– como revestimento que imita alguma textura como tijolinho, desenhos geométricos 3D, entre outros.

 

revestimento-decorativo-tijolinho
O revestimento transpassado de tijolinhos complementa com um toque moderno (Foto: Arquiteto Alan Freitas / Reprodução)

 

Confira mais em: Como usar cobogó na decoração da sua casa

 

5. Use o amadeirado para trazer aconchego

Um espaço pequeno pode passar longe de ser desconfortável. Basta usar materiais que favoreçam a sensação de conforto e aconchego. A madeira é um tipo de acabamento coringa para incluir na hora de organizar uma kitnet. Nichos, prateleiras, banquinhos, acabamento dos móveis são alguns exemplos de itens que podem ser usados na decoração do apartamento.

 

 

Os tons de madeira claros favorecem mais os ambientes menores, pois dão a sensação de amplitude no ambiente. Ao mesmo tempo trazem a sensação de aconchego.

 

Veja também: Inspire-se com os principais modelos de pisos de madeira, confira dicas do piso cerâmico amadeirado, saiba como escolher um modelo de porcelanato amadeirado e veja 11 ambientes do porcelanato amadeirado

 

6. Use cores para dar personalidade

Pintar as paredes não é uma opção para você? Isso não quer dizer que sua casa vai ficar sem cor e sem o toque da sua personalidade. Para trazer cor para o ambiente, use quadros decorativos com prints divertidos ou com frases, papel de parede e adesivos, pufes coloridos e tapetes para dar vivacidade na decoração.

 

quarto-colorido-cor-parede-pintura-tinta-contraste-criatividade-decoracao-decor
Você pode criar efeitos incríveis fazendo combinações inusitadas (Foto: Sérgio de Divitiis / Casa e Jardim / Reprodução)

 

Leia mais em: Composição de quadros: 5 ideias de decoração

 

7. Padronize os puxadores

Um detalhe estético que valoriza a decoração é padronizar os puxadores dos móveis com o mesmo acabamento e a mesma cor. Se o espaço for menor do que a média, o ideal é usar os puxadores embutidos no móvel para deixar o espaço ainda mais clean. Nos projetos de marcenaria, os puxadores podem ser escolhidos com mais facilidade, mas também é possível encontrar opções mais funcionais em móveis prontos.

 

armário-cozinha
Armário de cozinha organizado (Foto: Roam In Color / Unsplash / Reprodução)

 

8. Use móveis como divisória de ambientes

Outra dica de como organizar uma kitnet é usar os móveis para fazer a divisão dos espaços da casa. Mas, atenção: não use móveis grandes para fazer essa função como um guarda roupa. Ele vai bloquear toda a luz natural que entra no apartamento.

 

kitnet-apartamento-pequeno-apertado-organizar-mobiliar-mobilia-decoracao-ampliar-percepcao-comodos-espaco-area-sala-cozinha
Ao integrar ambientes, garanta que haja harmonia entre eles (Foto: Daniel Lee / Casa e jardim / Reprodução)

 

Use cômodas baixas, por exemplo, para delimitar o espaço do quarto ou mesmo um pequeno sofá para demarcar o limite. Estante é uma boa opção, pois como é um móvel vazado não bloqueia a luz. O biombo também é outra alternativa para ter privacidade.

 

9. Prefira móveis com portas

Nossa última dica de como organizar uma kitnet é escolher armários com porta ao invés de araras ou móveis abertos. O mobiliário fechado melhora a sensação de arrumação do ambiente, mantendo o ambiente organizado por mais tempo. Portas de correr ajudam também a não obstruir a passagem, quando o armário estiver aberto.

 

quart-spots-sobrepor-iluminação
Quarto com spots de sobrepor fixados diretamente no teto (Foto: Elumens / Reprodução)

 

Gostou das dicas de como organizar uma kitnet?

Saber como organizar uma kitnet é uma forma simples de ter um espaço interno bem aproveitado e mais conforto em casa. Aproveite as ofertas do site da Telhanorte e escolha todos os itens para decoração da sua casa, tintas para pintar a parede e revestimentos para personalizar seu cantinho. Você pode fazer o pedido online e receber direto no seu endereço. Aproveite!

 

 

 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....