Leitura: 6 min

Confira 5 dicas para otimizar a limpeza e a organização da sua casa

 

Confira 5 dicas de limpeza para a casa e organize a rotina de faxina, para ter ambientes sempre limpos, organizados e aconchegantes!

  Viver em um ambiente limpo e organizado impacta diretamente na qualidade de vida e também é um cuidado com a saúde. Afinal, acumular poeira pode piorar alergias, dormir muito tempo no mesmo lençol ou secar com a mesma toalha por semanas podem causar problemas de pele, entre outras coisas.     Então se você quer cuidar melhor do seu lar, reunimos 5 dicas de limpeza para a casa, além de produtos e equipamentos que podem ser usados para deixar tudo mais cheiroso. Confira!  

5 dicas de limpeza para casa

 

1. Monte um cronograma de limpeza

Se você não é um entusiasta da faxina, mas sabe da importância e quer terminar sempre o mais rápido possível, monte um cronograma com os dias de faxina mais pesada e alterne com dias de limpeza para manutenção. O motivo de muita gente não gostar de fazer faxina é porque dá trabalho. Mas esse trabalho só é tão grande porque a sujeira acumula e aí é impossível não passar quase um dia inteiro, ariando os rejuntes, passando pano e limpando os móveis.  Por isso, faça seu cronograma e cumpra-o a risca, alternando dias de limpeza mais leve com outros de faxina mais pesada. No início pode ser que você não consiga ser tão regrado, mas seja persistente para conseguir criar esse hábito.  
Sugestão de matéria: Como limpar a casa no inverno: dicas para a área interna e externa
 

2. Mantenha o estoque de produtos de limpeza abastecido

Que atire a primeira água sanitária quem nunca adiou a faxina porque não tinha um determinado produto de limpeza em casa! Para evitar a procrastinação, cheque sempre o estoque de produtos e veja os que precisam de reposição. Uma das dicas de limpeza para casa nesse caso é sempre ter um vidro fechado extra de cada produto que você mais usa. Os essenciais na dispensa são: – sabão em pó;  – água sanitária;  – desinfetante;  – desengordurante; – amaciante de roupas; – detergente;  – esponjas;  – álcool 70%.  
IMPORTANTE: sempre leia as instruções de uso no rótulo dos produtos bem como as recomendações em relação a misturas com outros produtos de limpeza. Algumas misturas podem ser altamente perigosas e tóxicas, causando queimaduras na pele, alergias e danos respiratórios.
  Mantenha os produtos guardados em uma caixa com tampa e coloque-os longe do alcance das crianças e dos animais de estimação. Quer uma lista detalhada com os principais itens? Leia a matéria do Blog TelhanorteKit de limpeza para casa: Itens que não podem faltar    

3. Organize um cômodo de cada vez

Com os dias de limpeza definidos e todos os produtos separados, comece a faxinar um cômodo de cada vez. Se sua casa ou apartamento é maior, bate aquele desespero de “vou ficar o dia inteiro limpando”. Mas tenha calma! Comece pelos cômodos internos — quartos e banheiros — e vá em direção aos corredores, sala, sala de jantar, cozinha e área externa. Uma das dicas de limpeza para casa que pouca gente se atenta é começar varrendo o ambiente. Assim, você tira o excesso de poeira, remove a roupa de cama suja, tira o pó dos móveis, passa o pano e, em seguida, coloca uma roupa de cama nova. Caso tenha aspirador de pó, ele é uma ótima alternativa à vassoura. É importante seguir as especificações de limpeza de cada tipo de piso, pois alguns não podem ser encharcados, como o piso vinílico. Para facilitar essa tarefa use um mop. Esse utensílio é prático, efetivo e você encontra aqui na Telhanorte!  
Luva-de-Latex-8-G-Fixtil-1582518
Luva de Latex 8 G Fixtil (Foto: Acervo / Telhanorte)
 
DICA: se você prefere limpar com o pano de chão, use luvas de látex para proteger as mãos. Assim, você evita qualquer tipo de alergia de contato, comuns quando se trabalha rotineiramente com produtos de limpeza.
 

4. Liste as tarefas de organização do dia a dia

A manutenção entra no cronograma de faxina como tarefas rápidas que vão evitar o acúmulo de trabalho para a data da próxima limpeza pesada. Alguns exemplos para manter a organização são:   – varrer e passar pano no chão de dois em dois dias (ou na frequência adequada para sua casa); – trocar a roupa de cama e toalhas de mesa, banho e rosto toda semana; – tirar o pó dos móveis uma vez por semana; – trocar os panos de prato (se você cozinha em casa, troque todos os dias após o almoço).   Esses são apenas alguns exemplos de tarefas rotineiras. Você pode pensar onde e o que suja mais rápido na casa para manter tudo em ordem. Dessa forma, a faxina mais pesada pode ser feita de 15 em 15 dias ou conforme a sua necessidade.  

5. Otimize as tarefas com equipamentos de limpeza

Já falamos do mop acima, que pode traz realmente vários benefícios. O aspirador de pó é outro equipamento muito útil e hoje existem opções compactas e de multiuso no mercado. Alguns modelos possuem a opção de aspirador de mão, que facilita a aspiração do sofá e outros móveis, até mesmo do carro. Além desses equipamentos específicos tenha também escovas pequenas para limpar os rejuntes, pano multiuso, baldes, vassoura, rodo e mangueira de água para limpeza das áreas externas.  
Mop-Novica-twister-BT1902-Bettanin-1449974
Mop Novica twister BT1902 Bettanin (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Gostou das dicas de limpeza para casa?

Com essas dicas de limpeza para a casa, sua faxina nunca mais será muito pesada e seu lar vai ficar sempre cheiroso e aconchegante. Precisa repor alguns equipamentos de limpeza? Confira as ofertas no site da Telhanorte, ou em nossas lojas físicas, e aproveite a comodidade de fazer o pedido sem sair de casa! Confira a sessão completa de Organização da Casa e aproveite nossos preços!    
Como fazer limpeza pós-obra
 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...