Leitura: 7 min

Organização de escritório pequeno: 5 dicas para decorar

Aprenda como fazer a organização de escritório pequeno desde os ajustes iniciais até como decorar com diferentes propostas e estilo

Trabalhar em casa é um privilégio que muito profissionais hoje tem a oportunidade de desfrutar, mas também é um grande desafio. Por isso, a organização de escritório pequeno é um fator importante para manter a produtividade. Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA) feita no início de abril de 2020, período em que o Brasil começou o isolamento social devido a pandemia da Covid-19, apontou que 46% das empresas adotaram o home office.  Outro estudo encomendado pela Citrix de maio de 2020 analisou a produtividade dos profissionais que estão trabalhando em casa: – 86% se percebem igualmente ou mais produtivos em comparação com o trabalho no escritório; – 57% afirmaram estar mais produtivos; – 29% mantiveram a produtividade. O cenário do teletrabalho é diverso e essas estatísticas dão uma panorama dos desafios atuais. Para conseguir manter a produtividade a organização de escritório pequeno é uma tarefa fundamental.  Então se você ainda não investiu em como decorar um escritório pequeno ou quer dar um upgrade no seu ambiente de trabalho, continue lendo e confira todas as dicas.

Organização de escritório pequeno: ajustes iniciais

Antes de falarmos das dicas de como decorar um escritório pequeno, primeiro é preciso investir na organização. Primeiro, analise o espaço onde está a sua mesa de trabalho atualmente e o que existe em volta. Nem sempre é possível ter um cômodo exclusivo para montar o escritório, mas isso não é empecilho para manter a organização. O recomendado é encontrar um canto onde a mesa possa de encaixar como embaixo da escada, dentro do quarto, atrás do sofá da sala, no cômodo que serve de quarto de hóspedes. Se bater alguma dúvida sobre onde você vai se sentir mais confortável, dê prioridade ao lugar com a melhor iluminação. Aproveitar a luz natural é um grande trunfo da organização de escritório pequeno. Em segundo lugar, cheque alguns detalhes técnicos como:
  • se o espaço comporta a mesa;
  • se é possível movimentar a cadeira sem bater em nenhum móvel;
  • se existe tomada perto;
  • se o sinal da internet está bom.
Para melhorar o sinal, caso perceba que ele está ruim onde será seu escritório, instale um repetidor de sinal wifi que funciona como um segundo modem, fortalecendo a conexão.  Essa etapa da organização de escritório pequeno ajuda a adequar o espaço disponível da melhor forma possível. Depois, vem a parte mais divertida e criativa que é decorar um escritório pequeno. Deixar o espaço aconchegante e com a sua cara é um estímulo a produtividade, além de ajudar no foco.  Confira a seguir algumas dicas de como decorar um escritório pequeno para trabalhar melhor no dia a dia.

Como decorar um escritório pequeno: 5 dicas

Ter um escritório pequeno não significa deixar de investir em uma boa decoração. Aliás, olhar para seu ambiente de trabalho organizado do seu jeito é uma forma de se motivar todos os dias. Imagine: luz do sol batendo de manhã, mesa organizada com suportes para cada coisa ficar no seu lugar e móveis confortáveis para trabalhar.  Não importa se você tem uma sala inteira ou só uma parte de algum cômodo, com as dicas abaixo a organização de escritório pequeno pode ficar incrível. Confira!

1. Invista em mobilidade

A primeira dica para organização de escritório pequeno é: invista na mobilidade do espaço. Poder movimentar facilmente mesa, cadeira e gaveteiro é uma vantagem tanto para limpeza de rotina quanto se você precisar mudar esses itens de lugar. Para isso, invista em móveis com acabamento de rodinha. A cadeira giratória já vem com rodinhas, mas ter esse acabamento na mesa e no gaveteiro ou na peça que funciona como prateleira também é útil. No mercado já existem móveis prontos com esse acabamento, mas você também pode comprar as rodinhas separadas e colocar em casa ou contratar alguém para fazer o serviço. moveis-rodinhas-escritorio-pequeno

Foto: House Beautiful.

Quem mora sozinha talvez não vá mudar o escritório com frequência, mas ajuda na limpeza. Já quem tem filhos ou mora com a família pode ajudar a se adaptar ao trabalho em casa. 
Leia também: Cavalete para mesa de madeira: faça você mesmo para seu escritório

2. Aposte em acabamentos marcantes

Uma dica para demarcar o espaço do escritório quando ele divide espaço com outro cômodo é investir em acabamentos marcantes. Como na foto abaixo, você pode escolher uma cadeira com acabamento metálico dourado ou prata e combinar com luminárias com o mesmo acabamento. acabamento-marcante-home-office

Foto: Sugar & Cloth.

Para valorizar o contraste, a mesa pode ser de um tom neutro como o branco, por exemplo. O tapete geométrico colorido fecha o conjunto e ajuda a delimitar o espaço de trabalho. Essa dica para decorar escritório pequeno pode ser aplicada na mesa também com a cadeira e outros elementos ornando com ela. Aposte!

3. Organize o espaço para trabalhar sentado e em pé

Na hora de pensar na organização de escritório pequeno, aposte no standing desk que nada mais é que trabalhar em pé. Para isso, a mesa de trabalho ou bancada precisa ter uma certa altura para que você consiga alternar de posição facilmente.

Foto: A Beautiful Mess.

Existem mesas projetadas com um mecanismo que eleva o tampo, permitindo que a pessoa fique em pé e volte facilmente para a posição sentada abaixando o tampo. Caso prefira montar uma bancada de madeira, por exemplo, que valoriza mais a decoração, a dica é fixá-la em uma altura que permita o standing desk, mas que possa ser compensada com uma cadeira alta para poder trabalhar sentado também. Nesse último caso, é preciso medir todo projeto com atenção e pesquisar se existem cadeiras na altura que você precisa e com valor acessível. 
Confira também: 7 dicas de decoração sustentável para sua casa

4. Use móveis minimalistas

Um detalhe que ajuda muito na organização de escritório pequeno é o design dos móveis Para que o mobiliário não dê a sensação de encolher ainda mais o ambiente e dar a sensação de que ele está apertado, prefira móveis que tenham um design mais leve.

Foto: A. Jennison Interiors.

Essa é uma opção para decorar sem deixar de criar um estilo visual, pois como dizem os gurus do minimalismo, o menos é mais.   Se você tem um espaço realmente limitado, essa também é uma forma de conseguir aproveitá-lo melhor e focar no conforto para que você consiga trabalhar melhor.
Leia também: Amplie o ambiente com dicas simples e eficientes

5. Decore com papel de parede

Já falamos sobre usar os móveis ou o tapete como forma de marcar o espaço, mas outra dica para fazer isso ao decorar um escritório pequeno é usando um papel de parede. Essa dica funciona super bem quando o escritório se encaixa em algum como um closet, embaixo da escada ou no corredor. 

Foto: Gold Ala Mode.

A parede na qual a mesa se apoia pode receber o papel de parede. O ideal é que a largura da mesa seja a mesma da parede de fundo, criando um painel. Um solução simples e que dá um super efeito!

Gostou das dicas de organização de escritório pequeno?

Com as dicas acima você pode criar diferentes projetos de escritórios pequenos e bonitos, investindo nos elementos certos para ter um espaço com a sua cara. Para decorar e fazer a organização de escritório pequeno, aproveite as ofertas do site da Telhanorte Lá você encontra tudo para Decoração e pode fazer seu pedido online para receber direto na sua casa. Aproveite!

Edição por Laila Pereira

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...