Telhas de vidro portuguesa: 5 usos para inspirar sua decoração | Blog Telhanorte
home > Materiais de Construção > Telhas de vidro portuguesa: 5 usos para inspirar sua decoração

Telhas de vidro portuguesa: 5 usos para inspirar sua decoração

telhas-vidro-portuguesa-2

| Materiais de Construção

As telhas de vidro portuguesa são opções de telhas ideais para fazer um telhado com acabamento diferenciado e aproveitar melhor a iluminação natural.

O formato de telha portuguesa já é bastante usado para fazer a cobertura de varandas, áreas gourmet e outros ambientes externos.

Mas também é usado para fazer o telhado geral da casa, um acabamento clássico e visualmente muito bonito, trazendo uma estética clássica para a fachada.  

Usar a opção de vidro é uma alternativa para cobrir, sem bloquear a passagem de luz natural. 

Está pensando em aproveitar o acabamento de transparente e usar telhas de vidro portuguesa na sua casa? 

Continue lendo e saiba quando usar telha de vidro portuguesa e inspirações para usar esse tipo de telha. Boa leitura!

Quando usar telha de vidro portuguesa?

A transparência das telhas de vidro portuguesa é o principal diferencial desse tipo de telha e pode ser aplicada em diferentes ambientes da casa.

Claro que a privacidade não é deixada de lado e, por isso, existem alguns espaços nos quais as telhas de vidro portuguesa são melhor aproveitadas.

Separamos três indicações de uso mais recomendadas pelos arquitetos na hora de usar telhas de vidro. Confira!

Melhorar a iluminação natural

Um detalhe importante sobre as telhas de vidro portuguesa é o grau de entrada de luminosidade que influencia diretamente na passagem de luz.

Para melhorar a iluminação de uma área interna da casa, por exemplo, sem perder a privacidade, é possível encontrar variações de telha de vidro. São elas:

telhas de vidro portuguesa transparente: é o tipo mais transparente e que permite mais passagem de luz para o ambiente interno.

telhas de vidro portuguesa translúcida: também tem um grau de luminosidade alto, mas tem um acabamento levemente fosco, permitindo a passagem de aproximadamente 70% de luz.

telhas de vidro portuguesa leitosa: é o tipo com acabamento quase totalmente fosco, mas ainda permite a passagem de luz. É fabricada tanto incolor quanto peças coloridas. 

telha-vidro-portuguesa-formato

Formato da telha de vidro portuguesa.

Entendendo essas variações é possível escolher as telhas de vidro portuguesa adequadas para cada espaço.

A varanda, por exemplo, pode ser feita total ou parcialmente de telhas transparentes. Já se o telhado vai cobrir uma sala de estar ou de jantar que são áreas internas, as telhas translúcidas ou leitosa podem ser opções, dependendo da privacidade desejada. 

Assim, é possível melhorar a iluminação dos espaços, valorizando a luz natural e deixando as lâmpadas ligadas apenas à noite. Sua conta de luz agradece!

Fazer a cobertura de jardim de inverno ou externo

O jardim de inverno é um espaço aconchegante no interior da casa. Em alguns projetos, não existe teto para permitir uma melhor ventilação e a passagem de luz.

Mas se você prefere fechar esse espaço sem perder a incidência de luz, pode usar as telhas de vidro portuguesa para fazer o telhado.

Assim, é possível aproveitar melhor o espaço do jardim de inverno, colocar um conjunto de mesas e cadeiras confortáveis e curtir um espaço relaxante.

Outra opção é fazer a cobertura dos jardins externos, criando um espaço de lazer perto das plantas para relaxar.

As telhas portuguesas de cerâmica bloqueiam totalmente e escurecem o jardim, então usar as telhas de vidro é uma ótima aposta. 

Leia também: 7 melhores dicas de decoração sustentável para a sua casa.

Criar ilhas de claridade nos telhados de telhas de cerâmica

Em todos os exemplos que citamos acima, as telhas de vidro portuguesa podem ser utilizadas 100% na formação dos telhados ou, outra opção, é criar ilhas de claridade.

Ou seja, mesclar telhas de cerâmica tradicionais e as telhas de vidro, ambos no modelo portuguesa, para compor os telhados.

Para fazer isso com precisão, é importante medir e planejar em que pontos vão ficar as ilhas de claridade. 

Assim, você compra a quantidade necessária e não faz gastos desnecessários na sua obra.

O efeito estético das ilhas valoriza muito os cômodos, em especial internamente, quando a luz natural incide diretamente no espaço.

No vídeo abaixo, você pode conferir como é feita a troca das telhas tradicionais pelas de vidro e o planejamento trocá-las para aproveitar ao máximo a luz:

5 inspirações de uso das telhas de vidro portuguesa

Agora que você já sabe como usar, separamos alguns exemplos de uso das telhas de vidro portuguesa. 

telha-vidro-faixa

As telhas de vidro portuguesa podem ser planejadas de forma que elas formem uma faixa horizontal de ponta a ponta no telhado. É uma opção para área interna e externa.

Telhado-de-vidro-e-de-cerâmica

Ilha de claridade no telhado com telhas de cerâmica escura e telhas de vidro no meio para permitir a entrada de luz no ponto exato do projeto.

-ilha-claridade-telha-portuguesa-vidro

Ilhas de claridade vista por dentro. O projeto pode ser planejado para incluir diversos pontos de luz. O formato pode ser quadrado ou em faixas como mostramos na foto 1. 

cozinha-telha-vidro

Foto: Leonardo Costa /MCA Estúdio.

Para aproveitar toda a eficiência das telhas de vidro portuguesa é possível planejar onde as telhas vão ficar. Na foto acima, a telha ficam posicionadas logo acima da bancada de refeições.

telha-vidro-cozinha

Foto: Terra News.

Os cômodos com pé direito alto aproveitam ainda melhor as telhas de vidro portuguesa. No exemplo acima, a ilha de claridade fica bem no centro da cozinha, iluminando toda área.

Preço da telha de vidro portuguesa

Se existe um ponto de desvantagem é no preço da telha de vidro portuguesa. As peças são vendidas por unidade que variam entre R$ 35 e R$40, o modelo transparente. 

Por isso, a opção mais usada são as ilhas de claridade, onde é possível usar uma menor quantidade de telhas, priorizando os pontos estratégicos. 

Gostou das dicas de telhas de vidro portuguesa?

As telhas de vidro portuguesa tem uma excelente resistência e durabilidade. Por isso, é um investimento seguro e diferenciado para ter na sua casa.

Quer encontrar boas ofertas? Confira a sessão completa de Telhas no site da Telhanorte e aproveite para fazer seu pedido online.

No site, você confere todas as dimensões e características do produto para comprar do jeito que você precisa. Depois é só aguardar a entrega na sua casa!