Tipos de escada para sobrado: 6 modelos para escolher | Blog Telhanorte
home > Construção > Tipos de escada para sobrado: 6 modelos para escolher

Tipos de escada para sobrado: 6 modelos para escolher

Tipos de escada para sobrado

| Construção

Escolher entre os tipos de escada para sobrado parece simples, até você realmente precisar tomar essa decisão. 

São muitos modelos e cada um possui prós e contras, sendo ideais para diferentes tipos de necessidade. 

Entre os tipos de escada para sobrado estão:

 

  1. Escada reta
  2. Escada em L
  3. Escada em U
  4. Escada caracol
  5. Escada em leque
  6. Escada Santos Dumont 

 

A seguir vamos falar sobre todos eles, dar dicas de quando escolher cada um e fazer algumas observações sobre a instalação. Acompanhe!

Tipos de escada para sobrado

Antes de falarmos sobre os tipos de escada para sobrado é importante considerar algumas informações gerais para a instalação dessa estrutura como, por exemplo, a largura de escada residencial interna ideal para garantir a segurança de quem transita pelo local. 

A  largura de escada residencial interna mínima deve ser de 60 cm para o degrau. Também é importante atender outras medidas como:

 

 

Considerando essas informações vamos conhecer os tipos de escada para sobrado, com mais detalhes. 

Escada reta

A escada reta está entre os modelos mais simples e clássicos de escada. Com apenas um lance reto é ideal para casas que possuem um segundo andar como mezanino, por exemplo. 

Se adapta bem a ambientes pequenos e não ocupa muito espaço da área útil do local porque permite que você aproveite o espaço embaixo da escada, por exemplo, para montar um home office

Como o próprio nome sugere, não tem curvas e, por isso, pode se adaptar ainda melhor em ambientes com medidas retangulares.

Você encontra a escada reta em madeira, metal ou mista. Também é possível brincar com as cores para deixar o ambiente ainda mais com a sua cara. 

Tipos de escada para sobrado

Escada em L

Se você busca por ainda mais economia de espaço, a escada em L pode ser a melhor opção para atender a sua demanda, afinal, ela ocupa menos espaço que a escada reta. 

É ideal também para casas com mezaninos ou apartamentos duplex, por exemplo. 

Entretanto, também é um dos modelos mais buscados para escadas de casas grandes e espaçosas. 

É instalada nos cantos das paredes e pode ter uma virada de 90º, por isso recebe o nome de escada “L”.

Tipos de escada para sobrado

Escada em U

Também faz parte dos tipos de escada para sobrado que podem ser usadas em ambientes pequenos, entretanto, a escada em “U” deve ser usada em casas com pé direito alto. 

Ela usa de 2 a 4 degraus em leque, para gerar o formato curvado, seguindo uma linha reta até mudar de direção em 180º (razão pela qual recebe o nome de escada em U).

Tipos de escada para sobrado

Escada caracol

Um dos clássicos quando o assunto é escada para área interna de casa, a escada caracol não poderia ficar de fora da nossa lista de tipos de escada para sobrado

A escada caracol forma uma espiral a partir da coluna central que sustenta todos os degraus que a circulam.

Pode ser aplicada em diferentes tipos e tamanhos de ambientes e integra muito bem a decoração do cômodo, criando um visual muito interessante. Também é muito usada para apartamentos duplex.

Tipos de escada para sobrado

Escada em leque

É bem parecido com as escadas em U e L, entretanto, não apresenta um patamar reto. Tem um “enchimento” que funciona como um degrau.

Tipos de escada para sobrado

Escada Santos Dumont 

Como não poderia ser diferente, quem inventou essa escada foi Santos Dumont (o mesmo do avião). 

É indicada para espaços muito pequenos e tem um formato de degraus que permite uma angulação bem íngreme, garantindo a segurança do local.

Tipos de escada para sobrado

Materiais para escadas de sobrado

Além dos formatos de escada, também é importante pensar sobre o material que você vai escolher para integrar seu espaço. 

A escada acaba ocupando um cargo funcional e também estático em toda construção, por isso, o tipo de escada deve estar alinhado ao tipo de decoração desejado.

Entre os materiais mais usados estão: 

 

 

Ao fazer a sua escolha considere elementos como:

 

 

Como falamos ao longo deste artigo, escolher entre os diferentes tipos de escada para sobrado pode parecer simples, mas nem sempre é. 

Para tirar qualquer dúvida entre em contato com seu arquiteto, assim vocês poderão fazer uma escolha que alinhe tudo o que falamos aqui. 

Funcionalidade e estética são elementos cruciais desse “objeto” que recebe tanto destaque na casa e que permite a movimentação segura entre os cômodos. 

Leia também: Como fazer decoração provençal: 9 dicas + lindas inspirações

Um projeto de reforma ou construção de escada e outras áreas da casa, é melhor executado com material de qualidade, desde pisos e revestimentos, portas e janelas, itens para cozinha e lavanderia, banheiro e mais. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra isso e muito mais. Um departamento de tintas, decoração, eletrodomésticos e tudo o que você precisa, desde material de construção até o acabamento. 

Na nossa loja você pode fazer suas compras sem sair de casa e receber seu pedido com o máximo de conforto e agilidade!

Nada como montar a sua casa do seu jeito e com facilidade para pagar. Por isso, conheça também as vantagens especiais do cartão de crédito da Telhanorte e #vivasuacasa.