A desempenadeira é uma das ferramentas indispensáveis para a construção civil e, claro, para o acabamento de obras. A sua finalidade é eliminar ondulações e desníveis em rebocos e na argamassa, bem como realizar rejuntes, contribuindo para um “arremate” de maior qualidade.
Se você já a procurou em algum momento, deve ter se deparado com diversos tipos de desempenadeiras no mercado. Por isso, é superimportante conhecer os modelos para escolher a opção mais adequada e, então, garantir mais produtividade e bons resultados.
Quer entender qual delas é a mais indicada para a sua construção ou reforma? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O QUE É UMA DESEMPENADEIRA?
A desempenadeira é um equipamento que possibilita a execução de aplicações, texturas e uniformizações de diferentes tipos de revestimentos. A sua formação envolve uma chapa retangular com a função de nivelar a massa disposta em um determinado local.
Justamente por essa razão, ela é considerada uma ferramenta essencial para fazer pequenos reparos. Além disso, o equipamento ajuda na fixação de pisos, pedras e cerâmicas, retirando os excessos de argamassa e contribuindo para a economia na obra ou na reforma.
Na prática, as imperfeições deixam de existir na superfície na qual ocorre a utilização da desempenadeira. A ferramenta ainda facilita o manuseio e a aplicação de produtos em áreas de difícil acesso, sendo versátil e podendo ser usada em estruturas lisas, arredondadas, entre outras.
O instrumento é fabricado com base de madeira, metal, borracha ou até mesmo plástico. A escolha pelo modelo deve considerar o revestimento e o acabamento planejados. Sem critérios e/ou conhecimentos, é possível que o resultado final seja ruim e de baixa qualidade — inclusive, afetando o cronograma e o andamento da reforma.
PARA QUE SERVE UMA DESEMPENADEIRA?
Como visto, a desempenadeira é uma das ferramentas básicas para se ter em casa com o fim de eliminar desníveis. A execução das atividades com o instrumento é simples, já que o equipamento é bastante intuitivo. Para obter resultados de qualidade, é indicado fazer um manuseio leve e sempre retirar o excesso dos produtos, como argamassa e cimento.
O modelo de desempenadeira liso, por exemplo, é um dos mais utilizados hoje em dia para o acabamento em paredes. No mercado, há inúmeras marcas que fabricam o equipamento e, assim como qualquer outro, é superimportante ter referências antes de adquirir o item para a sua construção ou reforma
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE DESEMPENADEIRA?
Abaixo, listamos os principais modelos de desempenadeira encontrados, atualmente, em lojas e homecenters. Confira!
Desempenadeira reta ou lisa
Esse modelo é um dos tipos de desempenadeira para reboco, sendo ideal para obter um acabamento plano. O instrumento tem a base metálica lisa e reta, com formato retangular, facilitando o acabamento em argamassa, pisos de concreto e gesso. A ferramenta é usada, principalmente, com massas mais grossas, já que é eficiente para retirar partículas indesejadas dos materiais.
Além disso, a desempenadeira reta ou lisa ajuda a aplicar produtos e revestir superfícies, oferecendo um bom acabamento. Existe, inclusive, um tipo de desempenadeira lisa específico para a aplicação e para o acabamento do gesso. O equipamento pode ser feito de madeira, plástico ou metal.
Desempenadeira com face dentada e superdentada
É o modelo que não pode faltar em uma obra que envolve a aplicação de pisos e revestimentos. Os seus dentes criam sulcos que ajudam na fixação de revestimentos e pisos, garantindo durabilidade e qualidade para a aplicação de azulejos, de peças cerâmicas e de pedras naturais.
Quando os instrumentos têm dentes de 6 mm, são utilizados para pastilhas de porcelana e vidro. Já os que têm dentes entre 8 mm e 10 mm auxiliam no revestimento de pisos e de paredes. Reforçando: é essencial escolher a desempenadeira de tamanho correto para o seu serviço, uma vez que, do contrário, o resultado da obra pode ser prejudicado.
Desempenadeira superdentada em “U”
A desempenadeira superdentada em “U” é altamente recomendada para trabalhos com porcelanato e grés. Afinal, a ferramenta é formada com dentes de raio de 10 mm e um espaçamento uniforme. Tais características ampliam a vida útil tanto do equipamento quanto da superfície.
O modelo também é indicado para o assentamento de diversos materiais, como mármore, azulejo, cerâmica etc. Algumas opções ainda contam com um sistema que permite a troca de lâminas, tornando a peça mais durável, econômica e sustentável.
Desempenadeira de borda redonda
É usada em aplicações que têm como base o concreto e o cimento, permitindo a criação de texturas e a queima de pisos de cimento. Também é a opção ideal para o alisamento de concretagem. A sua borda arredondada ainda facilita o acabamento e o contorno de pilares e de tubos.
Inclusive, o equipamento é indicado, principalmente, quando é necessário fazer o nivelamento próximo de pilastras, canos e tubos. O formato da desempenadeira de borda redonda evita marcas durante o trabalho, aumentando o rendimento dos materiais e a produtividade dos profissionais.
Desempenadeira plástica para efeito grafiato
O equipamento costuma ser usado na criação de texturas e de efeitos artísticos. Trata-se de uma desempenadeira de plástico, que também tem bordas arredondadas, favorecendo a decoração de superfícies, como é o caso do revestimento grafiato. Entretanto, é um modelo que pede um pouco mais de experiência e atenção aos detalhes por parte dos profissionais que a utilizarão.
Geralmente fabricada em PVC, a desempenadeira de plástico para efeito grafiato é leve e garante resultados excelentes com o emprego de menos esforço. O cabo do instrumento é ergonômico — ou seja, é bastante confortável —, além de ser reforçado para longos períodos de atividade.
Desempenadeira de espuma
Essa desempenadeira é revestida com espuma de 2 cm de espessura. A sua densidade é especialmente desenvolvida para nivelar massas, argamassas e monocapas. Se o seu objetivo for criar um acabamento em massa fina, então, esse tipo de equipamento é o mais indicado.
Por ser fabricado em um material leve e resistente a impactos, os profissionais têm mais facilidade para manusear o instrumento e realizar o nivelamento com o modelo de espuma. Em regiões próximas aos cantos, por exemplo, o serviço tem mais chances de ter o resultado esperado.
Desempenadeira emborrachada
Também é uma opção para gerar superfícies lisas, entretanto, é mais usada para rebocos, rejuntamento e remoção dos excessos de rejunte. Trata-se de um modelo, inclusive, que pode funcionar muito bem para substituir a esponja no trabalho, já que ambos os materiais oferecem um acabamento semelhante.
Quando utilizada em texturas decorativas, por exemplo, a desempenadeira emborrachada também ajuda a criar um efeito envelhecido. Para isso, a ferramenta deve ser usada na limpeza do gel ou do esmalte aplicado na estrutura, facilitando a retirada dos excessos que permanecem nos revestimentos.
Desempenadeira plástica mini para texturização
É usada especialmente para criar efeitos e texturas em pisos e em paredes. Também é um modelo de desempenadeira de plástico e pode ser utilizada, inclusive, em locais de difícil acesso, como em cantos, curvas e lugares pequenos e arredondados.
A ferramenta ainda é capaz de gerar visuais diferenciados na decoração, transformando totalmente o estilo dos ambientes. Além de tudo, trata-se de um dos tipos de desempenadeira para massa corrida mais indicados, auxiliando no retoque de pinturas e no acabamento em áreas pequenas.
Desempenadeira mini com borracha
Assim como a desempenadeira para texturização, esse modelo é usado para criar efeitos com os materiais que são aplicados nas paredes. A ferramenta pode ser empregada, inclusive, em texturas que envolvem o uso de tintas e para acabamentos em massas finas.
Outro uso bastante comum da desempenadeira mini com borracha é o rejuntamento em revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas, mármores, mosaicos, blocos de vidro, entre outras estruturas. O equipamento, assim como os demais, ajuda a remover o excesso de produto, mas sem agredir a superfície dos materiais.
Desempenadeira corrugada
Trata-se de um modelo bastante utilizado em gessos de alvenaria, placas de foto e planos acantonados. A sua base permite retirar com facilidade uma série de resíduos da massa, o que aperfeiçoa o nível do acabamento.
Com o equipamento, é possível preparar diferentes superfícies e reduzir detritos que podem, eventualmente, misturar-se nos produtos de aplicação. Em geral, é um tipo de desempenadeira que não conta com dentes, justamente para proporcionar um melhor nivelamento e demandar menos esforço físico.
Desempenadeira rugosa
A desempenadeira rugosa também é usada para criar o efeito grafiato, sendo indicada para texturas em paredes. A ferramenta é feita de plástico e conta com uma lâmina lisa e forte, inclusive, altamente resistente à corrosão. Com um cabo anatômico, o manuseio é ergonômico.
Além disso, ela é recomendada quando o objetivo envolve gerar efeitos rústicos em determinados locais. Considerado eficiente, trata-se de um instrumento que evita manchas — sobretudo em acabamentos de cores mais claras e neutras, como o branco.
COMO ESCOLHER A DESEMPENADEIRA ADEQUADA?
Até aqui, você já sabe identificar qual, entre os tipos de desempenadeira, é o ideal para a sua obra ou reforma, certo? No entanto, é possível que você precise de mais de uma ferramenta para realizar todos os trabalhos necessários, por isso, encontrar um local que reúna tudo que suprirá as suas demandas vai facilitar o seu dia a dia.
Contar com o suporte de um homecenter inteligente, como a Telhanorte, ajuda bastante no momento de investir nas ferramentas fundamentais para a reforma da sua casa. Com o atendimento personalizado oferecido e a grande variedade de produtos do nosso mix, você encontrará marcas conceituadas e equipamentos de diversos preços.
No entanto, além de escolher um bom fornecedor para os insumos da sua obra, ainda é necessário avaliar outros fatores na hora de investir na desempenadeira ideal. Para se ter uma ideia, é preciso considerar a ergonomia, a durabilidade e a manutenção das peças.
A seguir, confira algumas dicas-chave para ter mais facilidade na busca da desempenadeira adequada para as suas necessidades!
Considere o material no qual o instrumento será aplicado
O primeiro passo é considerar em quais materiais a desempenadeira será aplicada. O tamanho dos dentes, por exemplo, deve ser definido de acordo com a estrutura. Se o piso for cerâmico, o recomendado é utilizar a desempenadeira dentada para haver uma boa aderência.
Além disso, dentes com um raio de 10 mm permitem o nivelamento de placas de grandes formatos, sem a necessidade de uma dupla camada. Já em pisos e paredes, a desempenadeira ideal é a que conta com dentes entre 8 mm e 10 mm.
Avalie a superfície da aplicação
As diferentes superfícies e espessuras também devem ser um critério no momento de investir em um modelo de desempenadeira. Para superfícies finas, por exemplo, a ferramenta lisa pode ser uma das mais adequadas para obter um acabamento de qualidade.
Para assentar revestimentos de áreas internas e externas, é preciso escolher desempenadeiras com dentes maiores. É justamente a largura dos dentes que determina o quanto de argamassa — e de outros produtos — será necessário para a aplicação em diferentes estruturas.
Pense na ergonomia
A ergonomia — ou seja, o conforto ao utilizar o equipamento — é um fator importante a ser analisado ao adquirir uma desempenadeira. Como vimos, existem modelos específicos e adequados para regiões de difícil acesso ou para áreas com pouco espaço disponível.
Garantindo a capacidade ergonômica, é possível ter um melhor desempenho e um rendimento superior na prestação desse tipo de serviço. Além de avaliar o tipo de material de fabricação, é fundamental escolher um cabo de desempenadeira que facilite a sua aplicação nas superfícies.
Considere a durabilidade
A durabilidade é um critério que deve ser levado em conta, afinal, a desempenadeira pode ter uma longa vida útil quando cuidada da forma adequada. Inclusive, essa é uma maneira de ter mais economia e, consequentemente, onerar menos a sua obra ou a sua reforma.
Os modelos mais recomendados são os que apresentam acabamento em aço, plástico e madeira. Além disso, é interessante avaliar se o equipamento é seguro contra a oxidação e a ferrugem, que são problemas que podem afetar de forma significativa a resistência das peças ao longo do tempo.
Leve a manutenção em conta
Da mesma forma, para ter uma longa vida útil e ser usada em diferentes ocasiões, é preciso que, após cada uso, ocorram a manutenção e a limpeza da desempenadeira. A ferramenta pode ser lavada com água e sabão para que sejam removidos os restos e os excessos de materiais e de produtos abrasivos.
Com isso, você poderá secar e guardar a peça em um local arejado para que ela seja utilizada em outro momento, garantindo bons acabamentos no futuro. Já no caso de ferrugem em uma desempenadeira de metal, por exemplo, a indicação é aplicar um pouco de vinagre branco para desenferrujá-la.
Pesquise a reputação das marcas
Para garantir mais qualidade na sua obra, é fundamental investir em marcas de ferramentas confiáveis e reconhecidas no mercado da construção civil. Aliás, o ideal é optar por empresas mais conhecidas pela fabricação de produtos robustos, com melhor durabilidade e com mais resistência.
Também é imperativo avaliar se a desempenadeira conta com garantia de fábrica em caso de avarias ou defeitos. O equipamento ainda deve apresentar o selo INMETRO para comprovar que foi testado, aprovado e que segue todas as especificações necessárias.
Compare os preços
Outro critério a ser levado em conta envolve a comparação do preço das marcas de desempenadeiras. Em algumas situações, o valor do item pode ter um melhor custo-benefício a depender do fornecedor.
Na Telhanorte, por exemplo, além de encontrar equipamentos de qualidade, você também terá a facilidade de parcelamento e de negociação nas suas compras. Somos um homecenter de construção civil completo, com tudo de que você precisa para reformar com segurança e praticidade.
Priorize a segurança
Complementando o tópico anterior, é superimportante se certificar de que a desempenadeira não oferece riscos de acidentes aos profissionais que manipularão a peça. Por isso mesmo, é preciso dar prioridade à segurança e à resistência do equipamento, além de seguir o cronograma de manutenção de forma adequada.
Outro ponto fundamental é lubrificar a ferramenta após algum tempo de uso para mantê-la em bom estado de conservação. Em alguns casos, pode ser interessante adotar EPIs para assegurar que a obra ou a reforma ocorrerá tranquilamente, sem que surjam perigos para os trabalhadores.
Teste previamente o equipamento
Outra dica-chave envolve realizar testes com a desempenadeira para avaliar se o seu formato, o seu tamanho e as suas funcionalidades são adequados para as tarefas a serem executadas. Com isso, você poderá economizar e optar por um modelo eficiente para o bom desenvolvimento da sua obra.
Se possível, solicite a opinião de profissionais especializados que já têm algum tipo de experiência com o manuseio de desempenadeiras. Dessa forma, será mais simples comprar um produto de uma marca reconhecida e que ofereça qualidade e total segurança.
QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS NO USO DE DESEMPENADEIRAS?
Atualmente, diferentes modelos de desempenadeiras são utilizados para dar um toque a mais na decoração dos ambientes. O trabalho, por ser totalmente manual, oferece bastante autenticidade. Ou seja, é ideal para quem busca exclusividade e diferenciação na reforma da casa. O próprio efeito de cimento queimado, por exemplo, pode ser aplicado tanto dentro quanto fora do imóvel.
O acabamento fosco e rústico, por outro lado, é usado em pisos e em paredes, nos mais diversos cômodos e espaços, como a cozinha, o banheiro, as escadas, a bancada e a varanda. Além disso, o efeito grafiato, alcançado pela desempenadeira de plástico, permite aplicar texturas e cores de acordo com as preferências dos moradores.
Outra tendência é o efeito marmorizado, que é capaz de deixar as paredes bastante similares ao mármore. O processo demanda o uso de uma desempenadeira de aço inox com cantos arredondados e de uma espátula, que darão o brilho característico da matéria-prima.
Portanto, com as desempenadeiras, você encontrará infinitas possibilidades para testar aplicações e criar uma decoração inovadora e moderna na sua casa. Por isso mesmo, cada vez mais, esse tipo de equipamento é adotado em reformas de imóveis residenciais e comerciais para as mais variadas finalidades.
ONDE COMPRAR UMA DESEMPENADEIRA?
Como citamos ao longo do conteúdo, é preciso encontrar uma loja reconhecida e bons fornecedores de ferramentas para ter a garantia de investir em qualidade. Na Telhanorte, você terá acesso a diversos tipos de desempenadeira, pois temos uma seção completa para a sua obra ou reforma.
Somos um homecenter inteligente e comprometido a levar soluções aos nossos clientes. Contamos com 49 lojas espalhadas pelo país, um e-commerce e mais de 50 mil produtos, além de multicanais de atendimento.
Também temos um departamento completo de ferramentas, com modelos elétricos, manuais, acessórios, EPIs e muito mais. Então, você poderá desfrutar de uma grande comodidade, já que entregamos na sua casa cimento, argamassa, pisos e revestimentos. Ou seja, é possível ter à disposição tudo de que você precisa sem sair de casa, já que a Telhanorte se compromete a entregar o seu pedido em qualquer lugar do Brasil.
O nosso aplicativo ainda oferece descontos exclusivos e um atendimento personalizado, permitindo que a sua experiência de compra seja a melhor possível.
Dessa forma, você pode adquirir e organizar as suas ferramentas em casa, com muita praticidade e com a garantia de investir em equipamentos de alta qualidade e excelente durabilidade.
Como vimos, na Telhanorte, você terá acesso a diversos tipos de marcas e modelos de desempenadeiras, entre outras soluções. Então, basta uma rápida busca em nossa loja virtual para encontrar o equipamento mais apropriado para as necessidades e finalidades da sua obra ou da sua reforma.
Aliás, aproveite a visita e fale agora mesmo com um especialista pelo TelhaZap para conhecer o nosso mix de produtos!








