O que significa sustentabilidade?
Do latim sustentare, a palavra sustentabilidade significa apoiar, sustentar, conservar e cuidar. O conceito aborda a relação que temos com a natureza, a maneira como agimos e interagimos com o meio ambiente, e tem como objetivo preservar o planeta e seus recursos naturais, para que não acabem. Para isso, a sustentabilidade se apoia em três pilares: a preocupação social, ambiental e econômica. Mas o que isso quer dizer, na prática? Ao escolher os itens para compor a decoração sustentável para a sala, quarto, cozinha ou qualquer outro cômodo da casa, você deve pensar:- como aquele produto impacta a sociedade, incluindo a maneira como foi produzido, se fere questões sociais, como trabalho análogo à escravidão, entre outras;
- como ele afeta o meio ambiente, seja durante a produção ou para o descarte;
- como ele afeta a economia da sua região ou do país como um todo.
7 dicas para uma decoração sustentável
1. Reutilize o que seria descartado
Não há melhor maneira de abrir uma lista com dicas de decoração sustentável do que falando de reaproveitamento. Sabe aqueles retalhos de tecidos que tem em casa? Eles são perfeitos para criar itens decorativos incríveis. Capas de almofada, tapetes, colchas e cortinas são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com esse material.Sugestão de leitura: Confira nossas Dicas para escolher a cortina certa | Veja Como limpar tapete da sala | Não deixe de checar também ideias de Almofadas para decoraçãoVocê gosta de tomar um bom vinho para relaxar? Pois saiba que tanto a rolha quanto a garrafa abrem caminhos para ideias de decoração sustentável para casa simplesmente incríveis! As rolhas, por exemplo, podem ser usadas para criar um quadro de recados ou virar uma moldura de porta-retratos. Já as garrafas se tornam lindos vasos para decorar diferentes cômodos, ou mesmo para compor uma bonita mesa de jantar. E uma dica extra: se tiverem rótulos interessantes, não precisa nem tirar. Isso vai dar um toque ainda mais rústico à peça!
2. Adquira produtos artesanais
Existe uma variedade imensa de produtos artesanais, produzidos com os mais diferentes materiais. Barbante, linha, madeira, vidro, plástico e metal, nas mãos de pessoas talentosas, viram verdadeiras obras de arte. Você pode produzir suas próprias peças com esses materiais e ter algo único e super charmoso em casa!3. Traga o verde para seu lar
Obviamente, na lista de dicas de decoração sustentável para a casa não poderiam faltar as plantas. Além de decorativas, elas deixam o ambiente mais fresco e arejado. Para distribuí-las de uma maneira harmoniosa, a sugestão é criar um jardim vertical com madeira reutilizada ou paletes. Quanto às plantas, as indicadas para ambientes internos são as samambaias, suculentas, filodendros, bromélias e palmeiras.
Sugestão de leitura: Mesmo morando em apartamento ou casa pequena, é possível plantar árvores! Conheça 5 espécies de árvores frutíferas para ter em casa!
4. Tenha um novo olhar para coisas
Se você costuma olhar algo e ver somente a funcionalidade para a qual foi criado, está na hora de mudar esse conceito. Quando se fala em decoração sustentável para sala, quarto, cozinha, banheiro e outros cômodos, a ideia é sair do lugar-comum. Pneus podem se tornar puffs, cabides viram lindos porta-retratos ou porta-chaves e móveis antigos podem ser usados de outra maneira, a exemplo da mesa de cabeceira que pode ser instalada na sala de estar e virar uma mesa de centro.Sugestão de leitura: Aprenda Como construir uma casa sustentável com as dicas dessa matéria | Descubra como usar Puffs quadrados na decoração
5. Garimpe peças em diferente lugares
Sempre tem um amigo ou parente que está trocando a mobília, mudando de casa e se desfazendo de algumas peças, ou mesmo modificando a decoração. Com isso, você tem uma excelente oportunidade de conseguir bons itens que podem ser repaginados e aproveitados. O mesmo vale para bazares de entidades beneficentes. Além de encontrar bons produtos, você ainda ajuda uma causa.
6. Faça compras conscientes
Mesmo que a ideia central seja o reaproveitamento, sempre vai haver uma peça ou outra que precisa ser comprada. Nesse caso, vale tomar cuidado com o consumismo, adquirindo apenas os produtos que realmente precisa — não se esqueça da máxima “menos é mais”. Além disso, atente-se para a origem dos materiais. Móveis e itens de madeira, por exemplo, somente de reflorestamento, demolição ou certificadas.
Sugestão de leitura: Veja nossas sugestões de como escolher Tipos de portas de madeira para colocar em casa e faça uma escolha consciente e sustentável
7. Compre produtos eficientes
Fechando a lista de dicas de decoração sustentável, não poderíamos deixar de falar sobre a aquisição de equipamentos eficientes para ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica e de água. Um exemplo são os utilizados para a iluminação dos ambientes.
A luz natural deve ser sempre priorizada, porém as luminárias ajudam a compor a decoração e a criar o clima que se deseja ao espaço, deixando-o mais bonito. Nesse caso, é fundamental escolher as lâmpadas certas — as de LED são as que causam menor impacto na natureza e mais contribuem para reduzir o gasto com energia elétrica. O mesmo vale para o consumo de água. É possível encontrar chuveiros e torneiras com lindos designs que complementam o visual, mas que também ajudam a consumir menos água.
Sugestão de leitura: Se você quer economizar água, não deixe de conferir essa matéria com as Diferenças entre chuveiro elétrico e eletrônico que está cheia de dicas para você poupar água e dinheiro!
Pronto para uma casa decorada de maneira sustentável?
Aqui, na Telhanorte, você encontra uma variedade de produtos que vão lhe ajudar a ter uma casa mais sustentável, tais como lâmpadas, torneiras e misturadores, chuveiros e duchas, além de outros itens no setor de decoração. Visite nossa loja virtual, escolha o que precisa e compre pelo site, WhatsApp ou televendas. Você também pode contar com o serviço do ajuda ao vivo, onde um profissional irá te orientar como usar o produto!
Edição de Camila Alexandrino e Vinicius Marques