Leitura: 7 min

Conheça o estilo industrial e saiba como deixá-lo aconchegante

Você já ouviu falar do estilo industrial? Conheça mais sobre o conceito, aprenda como aplicá-lo na decoração e confira dicas imperdíveis para sua obra

  Você já visitou a casa de um amigo e se deparou com tijolos, tubulações e vigas à mostra em plena sala de estar e até mesmo superfícies de concreto sem pintura e acabamento algum? Pois bem, conheça mais sobre o estilo industrial. Este conceito de decoração teve início entre as décadas de 1950 e 1970, em Nova York, quando antigas fábricas e galpões industriais começaram a ser transformadas em lofts residenciais. Em pouco tempo, o estilo se tornou popular, surgindo várias maneiras de se integrar o caráter industrial não só a ambientes residenciais como também em restaurantes, lojas e demais espaços públicos. Está pensando em aplicar o estilo industrial na sua casa? Então dá uma olhada em todas as dicas que anotamos conversando com a arquiteta Priscilla Garcia.  
Quarto com decoração industrial (Foto: vivadecora.com.br/ Reprodução)
 

O que não pode faltar

Antes de mais nada, é importante dizer que, para definir a decoração do seu espaço, é preciso levar em conta diversos fatores. Qual a personalidade das pessoas que vão viver neste ambiente? Elas irão se sentir confortáveis com a decoração ou vão se cansar rapidamente? O quão dinâmico e descolado você quer deixar o seu ambiente? Além disso, é preciso saber aplicar o estilo industrial de maneira apropriada, evitando que o espaço fique com aspecto de inacabado. Preste atenção nessas dicas e, qualquer dúvida, é só chamar!  

1 – Uso de cores leves e neutras

 
quarto-casal-estilo-industrial
Quarto de casal (Foto: Luis Gomes Bruno Moraes Arquitetura / Reprodução)
  As cores principais do ambiente devem ser frias e neutras. “Opte pelo cinza, preto, branco ou bege”, sugere Priscilla. O uso de móveis, detalhes e objetos com cores mais vivas é ótimo para contrastar.   
Veja também: Como escolher a cor para parede de cada cômodo?
 

2 – Tubulações e vigas expostas

 
Casa-ateliê Grupo DEA de Arq. (Foto: Pedro Kok / Reprodução)
  Uma das características principais desse estilo é a exposição da estrutura do espaço, deixando vigas e tubulações aparentes. “Normalmente o prédio não implica de deixar essas estruturas aparentes. Você só não pode quebrá-las ou alterá-las. No máximo, pintar”, aconselha Priscilla. “As paredes internas, se não forem estruturais, podem ser demolidas para dar amplitude e criar um ambiente amplo, com jeito de galpão”, completa. Caso você remova o forro do teto, uma boa dica é lixar a laje, para que essa fique com um acabamento melhor; e pintar as vigas de cores neutras, como cinza. Já as tubulações podem ser pintadas de tons metálicos, ou mesmo de preto, contrastando com uma parede ou detalhes coloridos.  

3 – Parede de tijolos

 
parede concreto estilo industrial
Blocos de concreto aparentes (Fotos: Westwing home and living / Reprodução)
  Quem não gosta de uma parede de tijolinhos, não é mesmo? E esse tipo de parede pode ficar muito bom também dentro de casa! Hoje em dia, a maioria dos apartamentos não são construídos com paredes de tijolos, e sim de  blocos de concreto. Caso esse seja o seu caso, você possui duas alternativas. Uma primeira ideia é investir em revestimentos que simulem a aparência de uma parede de tijolos. No nosso site, você encontra algumas possibilidades, como revestimentos feitos à base de cimento ou mesmo papéis de parede. A segunda alternativa, também muito popular, é optar por deixar os próprios blocos de cimento à mostra. Nesse caso, no entanto, o ambiente fica mais pesado, precisando trabalhar mais com elementos de decoração que quebrem o cinza e tornem o espaço mais aconchegante. Vamos falar sobre essas peças decorativas mais abaixo. “Muitos apartamentos novos têm paredes de Drywall. Nesses casos, é preciso investir em papéis de parede que imitem tijolinhos ou em pintura que simula cimento queimado”, ressalta Priscilla.   
Confira também: Parede de tijolinhos rústicos: ideias e inspirações 
   

4 – Azulejos de metrô

 
cozinha-estilo-industrial-azulejo-metro
Cozinha industrial (Foto: Fran Parente / Reprodução)
  Essa é a forma mais simples, mas super estilosa, de se aplicar revestimento: basta alinhar as peças horizontalmente, uma abaixo da outra, como na imagem acima.   

5 – Iluminação apropriada

 
sala-estilo-industrial-spot-luz
Spot de luzes e luminária suspensa (Foto: Istock / Divulgação)
  “Para evitar que o ambiente não fique tão pesado, você precisa fazer um bom estudo de luz”, recomenda Priscilla. Segundo a arquiteta, investir em spots, abajur de chão, fita de led e luminárias suspensas traz um aspecto industrial de maneira leve e precisa.   

6 – Uso de madeira e metal

 
apartamento-estilo-industrial-madeira
Madeira e metal (Foto: Carolina Mossin Casa de Valentina / Reprodução)
  O uso da madeira e do metal é muito importante para que sua casa fique, ao mesmo tempo, aconchegante e com o aspecto industrial. Para o piso, opte por lâminas de madeira, para trazer mais aconchego; ou em um porcelanato que imite cimento queimado, para um visual mais rústico. Cadeiras, mesas e prateleiras de madeira são ótimas para trazer conforto ao espaço. Você também pode instalar prateleiras de metal, além de luminárias e tubulações em tons metálicos.   

7 – Móveis e objetos suaves

 
apartamento-colorido-estilo-industrial
Detalhes coloridos (Foto: Casa Vogue / Reprodução)
  Para evitar que o ambiente fique pesado, é muito importante harmonizá-lo com objetos adequados. “Para suavizar o visual, você pode usar materiais que tragam aconchego para o espaço, como a lã ou o algodão”, comenta Priscilla. Assim, invista em móveis e objetos como sofás, almofadas, mantas e cadeiras que tragam esse conforto e atenuem o espaço. 
Cores como o vermelho, amarelo e laranja são boas opções para alegrar o ambiente. No post como decorar com almofadas, você confere mais dicas sobre esse tipo de decoração.
 

8 – Plantas suspensas e em prateleiras

 
loft-estilo-industrial-plantas
Plantas enfeitando o ambiente (Foto: Casa e Jardim / Reprodução)
  Para quebrar a seriedade do concreto e trazer mais delicadeza, invista em vasos com plantas. “Plantas são ótimas aliadas para trazer aconchego ao ambiente”, indica a arquiteta. “Para um efeito interessante, deixe-as suspensas no teto ou apoie os vasos em prateleiras!”, completa. Quer mais dicas para trazer o verde para dentro de casa? Confira nossa reportagem sobre Urban Jungle: a tendência que traz a natureza para dentro de casa!  

9 – Busque por mais dicas e referências!

A ajuda de um especialista é muito importante para montar o seu ambiente de maneira atraente, aconchegante e profissional. Mas mesmo que você esteja pensando em fazer sua reforma por conta própria, nossa última dica é abusar na hora de pesquisar por inspirações.  “Vasculhe no Pinterest, busque referências na internet… assim você conseguirá chegar num resultado bem legal pra sua casa”, aconselha Priscilla Agora é com você! Faça a sua curadoria de imagens e escolha aqueles itens e técnicas que mais te agradam para compor e harmonizar na sua casa. Na hora de comprar os materiais necessários e peças decorativas, dê uma olhada em nossa loja virtual! Você também pode conferir todas as nossas unidades físicas e escolher aquela mais próxima de você.  

Por Vinicius Marques | Edição de Stéphanie Durante

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...