Ideias de piso para quintal: qual o melhor? [COM FOTOS] | Blog Telhanorte
home > Pisos e Revestimentos > Ideias para piso de quintal: como escolher o melhor para sua casa

Ideias para piso de quintal: como escolher o melhor para sua casa

ideias-piso-quintal-2

| Pisos e Revestimentos

Ter uma área externa em casa ou em um apartamento é um luxo para aproveitar os dias ensolarados de descanso e para ter momentos de lazer com a família. Por isso, faz toda diferença priorizar entre as ideias para piso de quintal a mais eficiente.

Se tem criança ou idosos na família, é necessário ter um um piso mais seguro e antiderrapante. Outro fator que influencia é se a área será molhada ou estará coberta.

Está em busca da solução ideal para sua casa? Entenda quais características você deve priorizar, as opções para definir qual o melhor piso para quintal e ideias para inspirar na decoração dessa parte especial da casa!

Características dos materiais para piso de quintal

Área externa tem piscina, varanda, área gourmet, sofás e poltronas, mesas e tudo mais para aproveitar com o maior conforto possível esse espaço.

Por isso, escolher a melhor entre as ideias para piso é importante para entender sobre as características que o material escolhido deve ter. 

Para te ajudar nessa etapa, separamos os principais atributos que você deve checar antes de fechar sua compra. Confira!

1. Resistente

A resistência do material é o que vai fazer sua ideia para piso de quintal durar praticamente para sempre.

Muitas vezes, uma parte do quintal é reservada para a garagem e um piso fraco não vai aguentar o peso do carro.

Além disso, o fluxo de pessoas na área externa sempre é maior. Alguns exemplos de materiais que se enquadram são cerâmica e porcelanato.

Leia mais no post: ‘5 tipos de pisos para a área externa dos seus sonhos! ☀’.

2. Antiderrapante

Os pisos antiderrapantes são excelentes para áreas externas como a do quintal, pois a textura é porosa, aumentando o atrito na hora de caminhar.

Isso resulta em passos mais seguros e firmes, facilitando a movimentação de crianças e idosos. Evite ao máximo pisos lisos, pois são um prato cheio para acidentes domésticos, principalmente em áreas molhadas.

Neste outro post do blog ensinamos ‘Como limpar piso antiderrapante sujo: passo a passo completo’.

3. Seguro

Priorize as ideias de piso para quintal que valorizam a segurança, pois sua área de lazer deve proporcionar o máximo de conforto para todos da casa.

Reforçando o tópico anterior, pesquise as opções antiderrapantes que são inúmeras no mercado e pense nas características do projeto.

Vai ter uma área coberta? Lá o piso pode ser diferenciado e até mais liso. Vai cobrir uma área molhada sem cobertura ou ficar perto do tipo de piscina? Materiais como pedra, madeira e outros que imitam texturas são opções seguras.

4. Durável

Tudo que você quer quando escolhe suas ideias para piso de quintal é que ele dure e fique bonito por anos e anos. 

Para ter esse resultado, além de resistente, o material do piso precisa ser durável para suportar o peso e a movimentação mais intensa na área. 

Piso de concreto, por exemplo, ou de pedras naturais são investimentos mais altos, porém são uma garantia de anos sem desgaste, trincos ou rachaduras. 

5. Fácil de limpar

A área externa suja com frequência. Além da poeira, são folhas de árvore, grama, pétalas de flor, poeira, areia. E você não quer passar horas na limpeza, não é mesmo?

O melhor piso para quintal é também o mais fácil e simples de limpar, que não vai riscar com a vassoura e que pode ser lavado com água quando necessário.

As pedras naturais ou o tijolinho são excelentes opções para ter praticidade na manutenção do quintal. 

6. Confortável

Por último, mas não menos importante, suas ideias para piso de quintal precisam ser confortáveis. Afinal, além de andar, você e seus convidados vão querer se sentar, andar descalço e o chão ideal permite isso.

Qual o melhor piso para quintal?

Com as características acima, você vai conseguir guiar suas ideias para piso de quintal. Mas para facilitar ainda mais também separamos opções mais usadas para te ajudar a escolher qual o melhor piso para quintal:

Piso cerâmico

O piso cerâmico está em muitas ideias para piso de quintal, porém se for a opção sem antiderrapante use só nas áreas com cobertura. 

A cerâmica também tem um bom custo-benefício e se encaixa como opção para áreas de varanda coberta, por exemplo.

Porcelanato

Os tipos porcelanato para área externa é um dos queridinhos das construções atuais, pois é uma opção versátil e com diversas texturas diferentes.

Serve tanto para áreas molhadas como perto da piscina ou áreas secas tipo a área gourmet com a churrasqueira ou da varanda.  

Piso emborrachado para quintal

O piso emborrachado é uma opção prática e bastante confortável, principalmente se você tem crianças e idosos em casa e não pode abrir mão da segurança.

O piso é macio e consegue atenuar quedas, além de permitir sentar e andar descalço sem correr riscos.

Piso de concreto

Já o piso de concreto é uma opção duradoura, resistente e também bonita para se ter em casa. Combina bem intercalado com áreas de grama, para montar o espaço da garagem onde o carro vai ficar e até para criar caminhos no meio do gramado. 

É um tipo de piso permeável e, consequentemente, não acumula água na superfície, o que faz dele mais seguro também.

Piso rústico

Os pisos rústicos também criam excelentes ideias para piso de quintal. Entre eles estão a madeira natural, pedras como ardósia e a pedra portuguesa.

No caso da madeira, ela é usada para criar decks perto da piscina ou deck suspenso fazendo o papel de varanda. Nesse caso, deve ser feita uma impermeabilização antes para que as tiras não apodreçam ou sejam corroídas por traças.

Mesmo sendo opções caras, elas garantem uma economia em longo prazo, pois são materiais duráveis e de alta qualidade.  

Grama natural ou sintética

É bastante comum ver ideias de piso para quintal com grama e não é à toa. A grama é gostosa de pisar e reforça a sensação de contato com a natureza.

A grama natural exige mais cuidado e manutenção, mas o resultado vale o esforço. Um uso frequente é a grama intercalada com pedras naturais, com caminhos de madeira ou chão de tijolinho.

Já a grama sintética é mais prática e facilita a limpeza e não exige cuidados especiais como a poda para regular a altura.

É uma opção ótima para as crianças e pets que podem brincar à vontade. 

9 ideias para piso de quintal para inspirar seu projeto

Para não errar, pense se o piso será para área com ou sem cobertura e se a ideia é usar um tipo em todo quintal ou se serão utilizados dois tipos. 

Separamos algumas inspirações com ideias para piso de quintal abaixo. Olha só!

tijolinho-area-gourmet-quintal

piso-quintal-tijolinho-piscina

piso-quintal-ladrilhos

piso-grama-porcelanato-quintal

pedra-natural-piso-quintal

mix-texturas-piso-quintal

ideias-piso-quintal-mix

deck-madeira-quintal

caminho-pedras-quintal

Gostou das ideias de piso para quintal?

Curtiu as ideias de piso para quintal e quer colocar alguma inspiração em prática? Na Telhanorte você pode pesquisar e comprar online:

Pisos Cerâmicos

Pedras Naturais

Decks

Porcelanatos

Revestimentos para Piscina e mais.

Aproveite a vantagem de não precisar sair de casa e fazer sua reforma em segurança!