Decoração com tijolo vazado: 9 sugestões para inspirar | Blog Telhanorte
home > Decoração > Decoração com tijolo vazado: como usar em casa?

Decoração com tijolo vazado: como usar em casa?

tijolo-vazado-decoracao-2

| Decoração

O tijolo vazado é um dos tipos de cobogó mais usados em casas e até em apartamentos para dar um detalhe charmoso nas áreas internas e externas dos imóveis. E a decoração com tijolo vazado não tem mistério como veremos daqui a pouco.

As formas permitem criar ideias diferentes para montar desde um painel grande, até um mural pequeno para permitir a circulação de ar e a entrada luz natural.

Quer usar a decoração com tijolo vazado na sua casa? Inspire-se com as fotos a seguir e entenda as principais características desse material.

Tipos de tijolo vazado

Além de dar um destaque ao ambiente, a decoração com tijolo vazado tem um aspecto funcional super importante.

O seu uso original nas casas (e que não se perdeu) é para amenizar o aquecimento exagerado, servindo como entrada de ar e de iluminação natural, sem perder a privacidade dos espaços.

No início da fabricação, as peças eram feitas de cimento e hoje, os modelos mais simples, aproveitam o acabamento tradicional do tijolo (feito de argila) na decoração.

Mas a decoração com tijolo vazado pode ganhar um upgrade mudando o acabamento das peças que tem versões com pintura esmaltada brilhante, peças fabricadas em cerâmica e até de metais. 

Na figura abaixo, você pode ver (e reconhecer!) alguns elementos de tijolo vazado muito usados na decoração:

tipos-tijolo-vazado

Conheça também: Tipos de tijolos: 10 opções e quando usar cada um | Guia

GALERIA: ideias incríveis de decoração com tijolo vazado

Olha só como a decoração com tijolo vazado valoriza os ambientes com simplicidade e estilo, destacando a área perto da piscina, a fachada das casas, criando divisórias no ambientes entre outras aplicações:

A decoração com tijolo vazado pode ser usada para criar uma parede interna posicionada estrategicamente para quebrar o sol que incide no ambiente.

parede-interna-tijolo-vazado

Uma varanda pode ser toda fechada com tijolo vazado para quebrar a luz do sol, mas manter a circulação de ar que refresca o ambiente.

parede-tijolo-vazado

A decoração com tijolo vazado também pode ser o diferencial da parede de fundo da garagem que dá acesso a parte interna da casa que pode ser um pátio amplo ou uma área descoberta de lazer da família.

parede-tijolo-vazado-decor

Veja outra opção de decoração no post: ‘Parede de tijolinho rústico aparente: 5 dicas para usar sem errar’.

tijolo-vazado-decoracao-ambiente

O tijolo tem um estética rústica que contrasta bem com a cor branca e detalhes em madeira como na foto abaixo. Assim, você tem um espaço reservado, mas bem iluminado para desfrutar. 

tijolo-vazado-area-externa

Nesta inspiração de decoração com tijolo vazado, as peças foram pintadas de branco para manter o padrão de cor das paredes ao redor, mas também poderia ter sido mantido o acabamento original, acrescentando detalhes da cor do tijolo. 

tijolo-vazado-colorido

Já na foto abaixo, a cor amarela da decoração com tijolo vazado deu o toque retrô para o ambiente combinando com as luminárias e as mesas do restaurante. 

tijolo-vazado-fachada

Tamanho não é o que importa quando se trata da decoração com tijolo vazado. Uma pequena abertura na fachada da casa cria um ponto focal que valoriza toda a estética e paisagismo da área externa.

tijolo-vazado-iluminação

Casas com dois andares se beneficiam muito da decoração com tijolo vazado, apesar do trabalho extra na limpeza. Com um pé direito mais alto, o cobogó valoriza a luz e também melhora a circulação de ar na casa inteira.

Vantagens e desvantagens da decoração com tijolo vazado

Como qualquer solução para casa, a decoração com tijolo vazado tem suas vantagens e desvantagens.

Dependendo de onde e da dimensão da aplicação desse tipo de cobogó, o trabalho na limpeza e manutenção pode ser maior.

Vantagens do tijolo vazado

– Poder criar uma parede para separar espaços sem perder a entrada de ar e a luz natural que incide no ambiente. 

– Conseguir dividir sem perder o aspecto de espaço aberto em apartamentos que tem a estética sem paredes. A decoração com tijolo vazado pode variar de tamanho e também de formato para se adaptar ao estilo do ambiente.

– Ter mais luz e ar circulando em casa. A decoração com tijolo vazado é especialmente recomendada para as regiões quentes do país por criar uma circulação de ar na casa que não abafa os cômodos e também como entrada de luz natural.

– Valorizar a estética do imóvel. Tanto na fachada quanto no exterior, a decoração com tijolo vazado é um elemento visual que se destaca.

Desvantagens do tijolo vazado

– Por ser uma peça vazada, acumula sujeira e poeira nos recortes, precisando de limpeza constante para não acumular e prejudicar tanto a estética do projeto quanto a saúde. Dependendo do tamanho do painel e da área onde ele está localizado pode ser um processo mais trabalhoso.

– Além de acumular, o vento pode trazer a sujeira para dentro de casa já que a decoração com tijolo vazado não veda a interferência do ambiente externo. Por isso, manter a limpeza adequada é essencial para o ambiente.

Gostou das ideias de decoração com tijolo vazado?

Quer trazer a referência de decoração com tijolo vazado para sua casa? Para isso, você precisa contar com peças de qualidade.

Aproveite as ofertas da Telhanorte e confira a categoria completa de Elementos Vazados para escolher o estilo de peça e o material de acabamento ideal para o seu projeto.

Aproveite e complete seu pedido com outros Materiais de construção para sua obra ou reforma.